Santa Gertrudes completa nesta segunda-feira (16), 73 anos de emancipação. De acordo com Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), o setor industrial cerâmico tem uma relevância muito significativa no contexto econômico da cidade. Hoje, 87% dos empregos gerados na indústria local tem ligação direta com o setor cerâmico.
Santa Gertrudes sedia atualmente sete grupos cerâmicos associados à ASPACER, que operam em alguns casos em até mais de uma planta industrial, sendo elas: Grupo Embramaco, Grupo Incopisos, Cerâmica Villagres, Grupo Almeida, Grupo Cedasa Cerâmicas, Formigres Pisos e Revestimentos Cerâmicos e Viva Cerâmica.
Levantamento feito junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que tem como referência o mês de maio deste ano, mostra que na cidade são gerados pela indústria 6.468 postos de trabalho, sendo que deste volume, 5.621 postos, ou seja, 87% dos empregos são originados pela indústria cerâmica. “O reflexo econômico do volume de empregos gerados pela indústria é muito maior, se levarmos em conta os empregos indiretos, tendo em vista a cadeia produtiva do setor muito diversificada. No entanto, mais do que empregos, o setor cerâmico gera desenvolvimento, progresso e movimenta de maneira muito relevante a economia de toda região”, destacou o diretor de Relações Institucionais da ASPACER Luís Fernando Quilici.
O prefeito de Santa Gertrudes, Gino da Farmácia, destacou também a importância das indústrias cerâmicas, em especial, no contexto socioeconômico. “O setor cerâmico é um dos ramos responsáveis pelo desenvolvimento econômico da nossa região, que gera em torno de 80% dos empregos em nossa cidade. Por isso, ressalto a grande importância deste setor, que hoje é um dos principais responsáveis pelo nosso desenvolvimento, além de ser um polo cerâmico reconhecido mundialmente, o que é sinônimo de orgulho para nosso município”, pontuou o prefeito.
Foto: Divulgação