Na última quarta-feira, 30 de agosto, uma reunião estratégica foi realizada na capital paulista, reunindo líderes empresariais e representantes do setor cerâmico, vidro e sucroalcooleiro. O objetivo central do encontro com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas foi discutir e delinear políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do biogás e biometano em São Paulo.
De acordo com Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da Aspacer, um dos destaques da reunião foi a proposta apresentada pelo setor cerâmico, que sugeriu a formação de um grupo de trabalho composto por produtores, distribuidores, consumidores industriais e agente regulador. “Este grupo terá como missão principal a elaboração de um projeto que viabilize o uso do biometano em grande escala, tanto no mercado cativo quanto no mercado livre em São Paulo”, destacou.
A iniciativa, que conta com o apoio da Fiesp, promete trazer benefícios significativos para o estado, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção da sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da indústria local.
Participaram da reunião com o governador de São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; o CEO da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Maurício Borges; e Benjamin Ferreira Neto, vice-presidente da Aspacer e da Anfacer. Além disso, estiveram presentes líderes representando a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).
Foto: Divulgação