Durante o Gás Meeting, que aconteceu nesta semana na Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), foi anunciada uma conquista histórica para o setor: a entrada das três primeiras indústrias paulistas no mercado livre de gás natural.
Delta Porcelanato, Grupo Cecafi e Grupo Lef são as pioneiras nessa transição, passando do ambiente cativo para o livre. A Edge foi a empresa responsável pela comercialização pioneira e competitiva da molécula de gás para a indústria ceramista.
De acordo com Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da Aspacer, esse movimento marca um passo significativo para a competitividade e a busca por um mercado de gás natural mais concorrencial no estado.
“A migração dessas empresas é um reflexo do protagonismo que a indústria cerâmica paulista tem assumido na luta por condições de mercado mais justas e equilibradas. A decisão de ingressar no mercado livre permite às empresas negociar diretamente com fornecedores de gás natural, buscando melhores condições comerciais e preços mais competitivos”, destacou.
Na sede da Aspacer, ceramistas e representantes da empresa Edge se reuniram para discutir oportunidades no mercado livre de gás natural. A Edge, com sua expertise em infraestrutura, logística de GNL, biometano e comercialização, apresentou propostas para o setor ceramista.
“Acho que esse é um movimento extremamente importante para promover a abertura do mercado livre. Nós, como Edge, queremos ser pioneiros nisso, em trazer e mais competitividade, flexibilidade, uma oferta segura de gás”, afirmou Demétrio Magalhães, CEO da Edge, acrescentando que o papel da Aspacer enquanto promotora dessa frente tem sido fundamental, sendo que, segundo ele, a maioria dos contratos assinados pela empresa, entre todos os setores, são do setor cerâmico.
Guilherme Mattos, diretor Comercial Edge, destacou também que o papel da Aspacer tem sido vital junto ao mercado livre para indústria cerâmica. “É uma que associação que busca as melhores soluções para o segmento. A entidade, há tempos, vem exercendo esse importante papel na aproximação junto às distribuidoras, promovendo assim abertura do mercado e trazendo vantagens competitivas”, pontuou.
Na ocasião foi entregue uma placa comemorativa para a Aspacer, em reconhecimento ao seu papel decisivo na abertura do mercado livre de gás natural em São Paulo. A homenagem contou com a presença de diversos ceramistas da região.
Foto: Divulgação/Aspacer