O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Rio Claro (Cerest), órgão vinculado à Fundação de Saúde, completa nesta terça (26) 15 anos de existência.
No dia 26 de março de 2004, em virtude do processo de municipalização da saúde no Brasil e, atendendo às diretrizes da Lei Orgânica da Saúde e também à necessidade de regionalizar as ações de saúde do trabalhador, criou-se o órgão, qualificação dada aos trabalhos já realizados pelo antigo PST – Programa de Saúde do Trabalhador do município.
Ao longo desses 15 anos, o Cerest acompanhou as diversas transformações da saúde do trabalhador no cenário nacional, como a criação da Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, homologação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecimento do NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, a criação da PEC-241, que estabelece o teto para gastos públicos e congela os orçamentos por 20 anos, as mudanças nos setores de Previdência Social e Trabalho, a alteração da Consolidação das Leis Trabalhistas e o processo de negociação da Reforma da Previdência.
Todos esses fatos da história modificam o contexto da relação capital x trabalho, refletindo diretamente seus impactos na vida e na saúde dos trabalhadores e, no âmbito regional, o Cerest se posiciona na linha de frente para estruturar e articular a saúde do trabalhador no conjunto de ações da rede SUS dos 11 municípios de sua abrangência – Analândia, Araras, Conchal, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.
“O Cerest, com todas as suas ações executadas pela sua equipe, é de grande importância para a segurança de todos os trabalhadores, além de todo o trabalho preventivo feito com cursos, exposições, palestras, supervisão e orientação às empresas. Toda a equipe está de parabéns”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Todo este trabalho do Cerest, segundo Cesar Augusto Borgi, gerente de saúde do trabalhador e responsável pelo órgão, se justifica também se levarmos em consideração as notificações de acidentes de trabalho feitas através do RAAT – Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho no município de Rio Claro que, nos últimos nove anos, contabilizou aproximadamente 40 mil registros.
“O Cerest de Rio Claro assume como desafio a construção de ambientes e processos de trabalhos mais saudáveis e, mesmo diante dos cenários das relações do trabalho, juntamente com os demais representantes do Controle Social, se coloca em defesa da promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores”, acrescenta Cesar.
Para mais informações e orientações, o serviço localiza-se na Avenida 9, entre ruas 2 e 3, nº 204, Centro, telefone (19) 3525-2080.