O Centro Público de Economia Solidária de Rio Claro ganhou nesta semana dois novos empreendimentos. Na segunda-feira (12), entrou em funcionamento a Associação Rio-clarense dos Motoristas Autônomos por Aplicativo (Armapa) e, na quarta-feira (14), o Café Solidário, comandado por Bolos Paulo Lima.
Os dois empreendimentos surgiram com assessoramento do Núcleo de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. “É uma alegria verificar que, num momento de desemprego agravado pela pandemia, Rio Claro está conseguindo oferecer alternativa às ações de empreendedorismo”, observa Vilma Sprícigo, secretária municipal do Desenvolvimento Social, que ressalta o apoio a outros projetos. “Aqui o empreendedor pode se estruturar e crescer”.
Paulo Lima explica que sua ida para o Centro de Economia Solidária foi confirmada após seu projeto ser aprovado pela equipe gestora. “Para mim é algo fantástico, pois temos dois anos de incubação, período em que esperamos alavancar nosso negócio”, afirmou.
De acordo com o presidente da Armapa, Francisco Gean, a entidade tem propostas para apoiar e fortalecer o trabalho dos motoristas e está aberta a todos interessados. “Basta nos procurar aqui na associação ou ligar para 99195-8006”, explica Gean.
O Centro Público de Economia Solidária está localizado na Rua 10, com Avenida 28, no antigo prédio da Unesp. Outros empreendimentos solidários também funcionam no Centro Público, como esmalteria, espaço beleza e de confecção.
O vereador Geraldo Voluntário, que também participou do início das atividades do espaço Café Solidário, destacou que toda iniciativa de apoio aos empreendedores é bem-vinda, pois os pequenos negócios também são importantes para a economia local.
Foto: Divulgação