O Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro mudou de endereço. O serviço, vinculado à Fundação Municipal de Saúde, agora atende na Rua Schobel, 105, Distrito Industrial, e o atendimento telefônico passou a ser realizado pelo número 3522-1435. O horário de funcionamento é das 7 às 16 horas.
O CCZ foi transferido para outro espaço da prefeitura para melhor atender a comunidade. O prédio passou por reforma completa, incluindo nova recepção, sala de vacinação, sanitários, abrigo de ração e canil, pintura interna e externa, troca de esquadrias, entre outras melhorias.
“No novo local as equipes têm melhores condições de trabalho e podem desempenhar com mais qualidade os importantes serviços voltados à saúde pública”, pontua Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde. A população também conta com maior facilidade de acesso ao CCZ, já que este novo local fica em via pavimentada. Na reforma das novas instalações, a prefeitura investiu R$ 327.943,23.
A administração atual herdou estrutura totalmente comprometida no prédio antigo do CCZ, que não oferecia condições para que as equipes desenvolvessem plenamente os trabalhos. “Nosso objetivo é sempre o melhor atendimento à população, e esta é mais uma importante melhoria que implantamos na nossa cidade”, destaca o prefeito Gustavo.
A atuação do CCZ de Rio Claro é focada na prevenção de doenças que podem ser transmitidas por animais a seres humanos. “O setor realiza trabalho de prevenção à dengue, controle de raiva e orientações sobre animais peçonhentos e doenças transmitidas, entre outros serviços”, informa Pedro Buzzá, que coordena o CCZ. Portaria do Ministério da Saúde estabelece as ações que devem ser realizadas pelo CCZ para vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública.
Foto: Divulgação