A pesquisa do Censo 2022 que vai apontar o número da população brasileira e suas características, já começou em todo o país e deve seguir até outubro, podendo se estender até novembro. O Censo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada 10 anos. Esta é a 13ª edição, porém ocorre com dois anos de atraso, por conta da pandemia.
No Brasil, 89 milhões de endereços devem receber os mais de 183 mil recenseadores para a aplicação dos questionários. Já em Rio Claro, a média é de 70 mil domicílios. Os agentes foram divididos por regiões. “Aqui trabalhamos com cinco municípios e Rio Claro que é o maior, temos 400 setores, estamos trabalhando com 90 recenseadores distribuídos entre dois postos de coleta. Nos outros municípios temos um posto em cada um, sendo Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes”, explica o coordenador do IBGE de Rio Claro, Rodrigo Pucci.
A estimativa do IBGE é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país contava com 190,8 milhões de habitantes.
O Censo 2022 conta com dois tipos de questionários. O ampliado, também chamado de amostra, tem 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.
O Coordenador salienta a segurança com os dados. “É totalmente seguro, dos dados são colhidos de forma digital, por meio de um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, parecido com um aparelho celular. Os dados inseridos estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo, tudo para garantir o sigilo das informações”, observa.
IDENTIFICAÇÃO
Para que o levantamento seja feito, é importante que a população receba os recenseadores. “Eles estão identificados com boné e colete, além do crachá com um QR Code, possibilitando que o morador possa apontar a câmara de celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e confirmar se ele é, de fato, servidor do instituto”, orienta o coordenador
Informações também podem ser adquiridas pelo telefone (0800-721-8181) ou pelo site Respondendo ao IBGE.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação