Na natureza, podemos observar sinais que podem contribuir com o nosso desenvolvimento de apreciar as coisas ao nosso redor e deixar que nossos pensamentos ou nossas emoções sejam renovados a cada dia mais e mais.
Celebrar vem do latim ‘Celebrare’: honrar, fazer celebridade, digno de honra. Estamos tão sempre em busca de resultados rápidos, que deixamos de “curtir” e de “apreciar” o momento em que estamos vivenciando algo. A maioria das pessoas estão dissociadas, fazendo tudo somente por obrigação.
Na Neurolinguística observamos que a palavra “apreciar” faz a diferença aumentando seu estado de espírito. Ao invés de dizer que gosta de dirigir seu carro, experimente dizer: Eu aprecio dirigir o meu carro. Ou dizer: Eu aprecio esta comida. Ou ainda qualquer coisa que queira elevar suaemoção no que você faz. Necessitamos recuperar a crença de nossos antepassados que, a cada nascer do sol, agradeciam ao Universo pela oportunidade de mais um dia. E a cada pôr do sol, reverenciavam o Criador pela experiência que tiveram no final do dia a dia, enfatizando por esse grande milagre.
Celebrar é algo que deixamos de entender. Nossos ritos perderam seu significado mais profundo. Quando se festeja um aniversário não compreendemos a simbologia da treva quando apagamos todas as luzes, para deixar brilhar a vela que ornamenta o bolo. Que luz é essa que ilumina as trevas? Que ser é esse cuja luz celebramos? Assoprar a vela, depois de fazer o pedido interior, é espalhar essa luz pelo mundo.
Que esse pedido tão individual possa seguir viagem, encontrar pelos caminhos todas as oportunidades, pessoas, situações, e se concretizar. O pedido não é um plano, e sim, uma oração. É a entrega, em confiança, ao mais sagrado que se renova a cada aniversário sempre com a expectativa de consegui-lo.
Você já notou que o gol já não é mais o grande momento do futebol e comemorado pelos jogadores e as torcidas. A celebração é talvez igual e com o mesmo valor no desarme de um jogador que evita um cruzamento na área ou um drible do adversário. Faz sentido?
A grande sacada da vida é celebrar os nossos momentos especiais. Uma comida saborosa. Um trabalho bem executado. Um abraço bem apertado. Um sorriso espontâneo. Uma música agradável. Um agradecimento de coração. Um elogio sincero. Um amor correspondido. Os ciclos se renovam e não há como parar a roda da vida. Tudo se renova. Celebre sempre. Pense nisso!