A data foi instituída em 2014 com objetivo de homenagear os doadores e também incentivar novas pessoas a se tornarem doadoras de sangue e com o ato salvarem vidas. Apesar de muitos voluntários, o Brasil ainda não atingiu o percentual desejado que seria 5% da população. Dados apontam que apenas 1,8 dos brasileiros se dispõem a doar. Diversas campanhas ao longo do ano são realizadas para mudar a realidade.
JUNHO VERMELHO
Como é comum nos meses de inverno ocorrer baixa nos estoques de sangue, neste mês é realizada a Campanha Junho Vermelho. No período, em todo o país, são realizadas ações para destacar a importância da doação.
RIO CLARO
De acordo com a Biomédica responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro, Caroline Sorrenti Pires, a situação está controlada. “O banco de sangue de Rio Claro, neste momento, está conseguindo manter o estoque graças à generosidade da população rio-clarense”, disse.
Porém, a profissional destaca que realmente neste período, onde as temperaturas diminuem, todos os anos ocorre um pouco de queda nos estoques e, com isso, precisam intensificar as captações. “A diminuição ocorre devido ao maior número de pessoas ficarem doentes nesta época do ano, problemas respiratórios, gripes fortes e o advento da dengue que, este ano, está mais intenso”, avaliou.
Segundo a biomédica, os casos de dengue na cidade também contribuíram para que a demanda de plaquetas aumentasse. “Isto é, pacientes com dengue hemorrágica apresentam diminuição na contagem de plaquetas, aumentando a necessidade de doadores”, salientou.
NECESSIDADE
Atualmente, o banco de sangue está com fragilidade nos tipos O+ e O –.
As coletas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas, na Santa Casa, que fica Rua 2, 297, Bairro Saúde.
COLETA

A coleta mensal do Banco de Sangue de Rio Claro gira em torno de 300 a 400. “Ressalto que nosso número de senhas por dia é de 40. O ideal é manter um número de doadores constante em todos os dias de coleta, não apenas concentrar muitos em um único dia. Assim, mantemos os estoques sempre novos”, explicou Caroline.
ONG MAIS VIDA
O Grupo Mais Vida realiza neste sábado (15), das 8 às 11 horas, no AME, que fica na Avenida da Saudade, 156, bairro Consolação, a quarta Campanha de Doação de Sangue e Cadastro para Doação de Medula Óssea do ano 2019. “O mês de junho é bastante crítico para a doação de sangue, os estoques ficam mais baixos devido ao frio, que causa gripes, alergias e resfriados.
Importante que, quem estiver apto, colaborar”, observou a voluntária Luciana Sartori.
Quem estiver em bom estado de saúde, idade de 16 (menores de idade deverão ir acompanhados pelos pais) a 69 anos de idade, peso acima de 50 quilos, poderá participar da campanha de doação de sangue em prol do hospital Amaral Carvalho, de Jaú.
Para o Cadastro de Medula Óssea, pessoas entre 18 a 55 anos de idade. Para participar de ambas as campanhas é necessário levar documento com foto: RG ou CNH.