Helio Castroneves, Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi venceram domingo (31) as 24 Horas de Daytona, corrida que abriu a temporada 2021 da IMSA. O quarteto, que correu com um Acura DPi preparado pela Wayne Taylor Racing, tomou a liderança da prova ainda na 11ª hora e, exceto nos momentos em que visitaram os boxes, se manteve na primeira posição o tempo inteiro a partir de então.
A vitória é a terceira seguida da Wayne Taylor Racing, algo inédito na história da mais importante corrida de longa duração do automobilismo americano. Já Castroneves, atual campeão da IMSA ao lado de Taylor, se tornou o sexto brasileiro a vencer a corrida, igualando-se a Raul Boesel, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Oswaldo Negri e Pipo Derani.
A segunda posição ficou com o Cadillac da Chip Ganassi, que contou com Kevin Magnussen, Renger van der Zande e Scott Dixon, que não conseguiram manter a liderança após abrirem a hora final na frente por conta da estratégia de paradas nos boxes. O Mazda conduzido por Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito foi o terceiro colocado.
Pela divisão LMP2, a vitória ficou com o Oreca preparado pela Tower Motorsport, time de John Farano, Gabriel Aubry, Matthieu Vaxiviére e Timothe Buret.
Já na classe LMP3, novidade na temporada da IMSA e nas 24 Horas de Daytona, Riley Motorsport venceu com Spencer Pigot, Oliver Askew, Scott Andrews e Gar Robinson.
Pela GT Le Mans, a vitória ficou com o Corvette conduzido por Jordan Taylor, Antonio García e Nicky Catsburg, que comandaram o 1-2 da marca americana ao chegarem à frente de Nick Tandy, Tommy Milner e Alexander Sims. Augusto Farfus, John Edwards, Jesse Krohn e Marco Wittmann, com um BMW, foram os terceiros colocados.
O Mercedes da Winward Motorsport pilotado por Maro Engel, Russell Ward, Indy Dontje e Phillip Ellis ficou com a vitória na classe GT Daytona. A marca da estrela de três pontas ainda viu Raffaele Marciello, Mikael Granier, Luca Stolz e Kenny Habul serem os segundos. Bryan Sellers, Corey Lewis, Madison Snow e Andrea Caldarelli, com uma Lamborghini da Paul Milner, foram os terceiros.
Os outros quatro brasileiros envolvidos na corrida não tiveram bons resultados. Pipo Derani e Felipe Nasr tiveram uma quebra de câmbio no Cadillac DPi da Action Express na 19ª hora, e deixaram a disputa pela vitória. Na GT Daytona, Daniel Serra teve um pneu furado e uma escapada que minaram as chances de vitória. Na mesma categoria, Marcos Gomes abandonou.
A próxima etapa da IMSA será disputada no dia 13 de março, com a realização de outra prova das mais tradicionais do endurance mundial, as 12 Horas de Sebring.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação