O número de casos confirmados de dengue no estado de São Paulo neste ano chegou a 88.318 na sexta-feira (23), de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. O número é o triplo do registrado no dia 6 deste mês, quando foram confirmados 29.386 casos no estado. Em todo o ano passado, foram registrados cerca de 319 mil casos.
Entre os casos registrados atualmente, 122 são de dengue e 1.273 de dengue com sinal de alarme. A doença já matou 17 pessoas em 2024 no estado. No Brasil, o Ministério registrou até sexta-feira (23) 762.542 casos prováveis da doença, com 523 óbitos em investigação e 150 confirmados. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses.
O município de Rio Claro investiga uma morte por suspeita de dengue e tem 87 confirmados da doença. Assim como no estado, o número de casos teve um salto expressivo em apenas 20 dias, saltando de 21 para 87, um crescimento de 314,4%. Em 2023, foram confirmados 700 casos da doença na cidade.
Porém, a pequena Analândia está entre os municípios paulistas com maior incidência da doença (acima de mil casos para cada 100 mil habitantes), segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde. Até sexta-feira (23) o município vizinho tinha 56 casos confirmados de dengue. A população da cidade é de 4.589 habitantes, conforme dados do censo de 2022.
Enquanto isso, em Itirapina foram confirmados cinco casos de dengue até sexta-feira (23) e em Santa Gertrudes, 35. Já Ipeúna tinha nove casos confirmados entre 19 prováveis, segundo o Portal de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. O município de Corumbataí não tinha nenhum caso positivo até 23 de fevereiro.
Dia D de mobilização
O crescimento acelerado de casos de dengue está mobilizando as autoridades de saúde. O governo de São Paulo prepara uma grande mobilização estadual contra o Aedes aegypti para o dia 1º de março. De acordo com o governo do estado, o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue contará com atividades em todas as regiões, envolvendo ativamente os 645 municípios.
Além das equipes de Saúde, Educação e Defesa Civil, o Exército Brasileiro também passará a auxiliar nas ações de combate à dengue a partir desta semana. O efeito militar ajudará as prefeituras nas ações de campo, como serviços de limpeza urbana e de orientação à população.
Para auxiliar a população, o governo de SP lançará o portal “Dengue100Dúvidas”, com 100 questionamentos mais comuns entre a população sobre dengue, zika e chikungunya, e com respostas dos profissionais de saúde. A plataforma estará disponível a toda população de forma on-line a partir desta semana.
O governo também prepara automatização de exames com novos equipamentos no Instituto Adolfo Lutz (IAL) para agilizar os resultados dos testes. A mudança será colocada em prática a partir de quarta-feira, dia 28.
A população pode e deve colaborar com os esforços contra o mosquito cuidando de seu quintal. É preciso eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada propiciando a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, é importante fazer o descarte correto do lixo, pois o acúmulo de resíduos em locais inapropriados, como terrenos baldios, praças e áreas verdes, cria condições ideais para formação de criadouros do mosquito.
Por Redação DRC