“Mostra de cinema: um lugar ao sol” será realizada nesta quarta-feira (12) no Casarão da Cultura de Rio Claro.
Além da exibição de “Era o Hotel Cambridge”, será realizado debate para discutir a temática abordada na tela. A mediação será de Natália Christofoletti Barrenha, que conduzirá as discussões a partir da exibição do filme. O evento, gratuito, será às 19h30 e a classificação indicativa é 12 anos.
“O filme fala de assunto muito atual e convida para uma discussão bastante complexa, inclusive no que diz respeito a relações sociais e comportamentos humanos”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
Da diretora Eliane Caffé, “Era o Hotel Cambridge” fala de refugiados recém-chegados a São Paulo que, em busca de lugar para morar, se unem a trabalhadores e famílias sem-teto em uma ocupação no centro da cidade. Juntos, transformam um edifício abandonado, o antigo Hotel Cambridge, num gigantesco palco de luta e experiências tragicômicas.
Apesar do preconceito mútuo, as lideranças se unem e colocam em prática estratégias inusitadas para driblar os problemas da vida coletiva. Assim, orquestram-se os mutirões de limpeza e de manutenção, as saídas para o “shopping rua” – como é chamada a coleta de móveis e objetos em bom estado colocados no lixo –, as assembleias, as rodas de conversa e bebida, os amores e até as chamadas por Skype com os parentes deixados no outro lado do mundo.
Lançado em 2016, o filme participou de diversos festivais e continua sendo exibido em todo mundo. Ganhou inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio da Crítica no Festival do Rio de 2016, e o Prêmio do Público (voto popular), também no Festival do Rio, e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, dois dos mais importantes festivais de cinema no Brasil.
EVENTO
Natalia Christofoletti Barrenha é doutora em Cinema pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde também desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado e dá aulas. É curadora de diversas mostras audiovisuais, entre elas “Um lugar ao sol. A cidade em disputa no cinema brasileiro contemporâneo”, realizada em agosto, em São Paulo, e da qual o filme “Era o hotel Cambridge” fez parte da programação. A realização da mostra tem o apoio do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.