Nesta sexta-feira, dia 15, a Polícia Militar Ambiental fechou uma carvoaria clandestina em Ipeúna. De acordo com a corporação, os agentes encontraram mais de 9 toneladas de carvão no local e o proprietário foi multado em R$ 19 mil.
Segundo informações da PM, foi feita uma fiscalização durante a ‘Operação Impacto’. No local, que fica na zona rural de Ipeúna, os agentes localizaram a carvoaria que operava sem licença. As atividades no local foram suspensas de forma preventiva por conta da irregularidade.
Os policiais, então, fizeram a contagem de todo estoque de carvão do local e constataram que tinha 9.710 quilos de carvão, divididos em 971 sacos de 10 quilos, produzidos sem o licenciamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O carvão foi apreendido, mas ficou depositado com o infrator, que foi orientado sobre as responsabilidades sobre o material apreendido.
Foi feito um auto de infração ambiental, por transformar madeira de floresta ou demais formas de vegetação nativa em carvão sem licença ambiental. O valor da multa foi de R$ 19.420.
Em nota, a Cetesb informou que em janeiro deste ano a empresa obteve licenças prévia e de instalação, para a produção de carvão vegetal com 30 fornos. No entanto, a empresa não solicitou a licença de operação.
“A Agência Ambiental de Piracicaba enviará um técnico ao local, para inspeção, se for constatada a irregularidade, dará continuidade às sanções administrativas.”
Foto: Polícia Ambiental