Os cartórios eleitorais do estado de São Paulo, inclusive em Rio Claro, realizam plantão de atendimento neste fim de semana. As unidades abrem neste sábado (4) e domingo (5), das 11 às 17 horas. A ampliação no atendimento nos cartórios começou no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, e segue até 8 de maio quando termina o prazo de cadastramento eleitoral.
Na segunda, terça e quarta-feira da semana que vem, dias 6, 7 e 8 de maio, o horário de atendimento nos cartórios será estendido, com funcionamento das 9 às 17 horas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), “o atendimento será realizado por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila”. Nessa reta final do prazo de fechamento do cadastro, não é mais possível fazer agendamento on-line. Além disso, somente quem tem a biometria cadastrada poderá solicitar serviços on-line.
Rio Claro tem três cartórios eleitorais para atendimento aos eleitores. O cartório da zona eleitoral 110 fica na Rua 8, número 819, entre as avenidas 5 e 7, no Centro. Já o cartório da zona 288 atende na Avenida 13, número 634, entre as ruas 5 e 6, Centro.
Os eleitores de Analândia, Itirapina, Ipeúna, Santa Gertrudes e Corumbataí devem procurar o cartório da zona 245 localizado à Rua 14, número 521, no bairro Consolação. Além dos cartórios, os eleitores também podem conseguir atendimento no Poupatempo, nas unidades onde há postos da Justiça Eleitoral.
“A eleitora ou o eleitor que for a um dos cartórios do TRE-SP deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005”, informa o TRE-SP.
A Justiça Eleitoral paulista ultrapassou a marca de um milhão de atendimentos neste ano, entre 1º de janeiro a 1º de maio. Desse total, 21.598 atendimentos foram realizados no feriado do Dia do Trabalho, sendo 8.360 transferências de domicílio, 6.905 alistamentos (emissões do 1º título) e 6.333 revisões de dados cadastrais.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/TSE