Os Cartórios Eleitorais de Rio Claro agora estão com horário ampliado, das 9 às 18 horas, e contam com mais guichês para atendimento.
As medidas objetivam facilitar a realização da biometria obrigatória e aumentar o comparecimento dos eleitores, que se encontra muito baixo.
Dos 148.856 eleitores da cidade, apenas 54.570 fizeram o cadastramento biométrico, restando ainda 94.826 sem biometria.
A Justiça Eleitoral alerta para que o eleitor faça a biometria com urgência, para evitar demoradas filas e impedir o cancelamento do título.
Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode obter empréstimos em bancos, tirar passaporte, prestar concursos, votar nas próximas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.
O atendimento pode ser agendado pelo site www.tre-sp.jus.br, mas o agendamento não é obrigatório.
O eleitor deve apresentar documento de identidade, comprovante de endereço emitido nos últimos 3 meses, e título eleitoral, se tiver.
O cadastramento biométrico é gratuito. Maiores de 70 anos também precisam fazer a biometria.
O cartório da 110ª ZE fica localizado na Rua 8, 819, entre avenidas 5 e 7, e o da 288ª ZE na Avenida 13, 634, entre Ruas 5 e 6.