Os cartórios eleitorais de Rio Claro vão abrir neste sábado (17) e domingo (18), das 12 às 17 horas. A medida começou a valer no último dia 15 e integra as ações do calendário eleitoral. Além do fim de semana, os cartórios também vão funcionar nos feriados até o dia 19 de dezembro quando termina o prazo para a diplomação dos candidatos (as) eleitos (as). De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento será das 11 às 17 horas.
O horário especial tem como principal finalidade atender partidos políticos, candidatos que vão disputar as eleições municipais de outubro deste ano e advogados. No entanto, os eleitores também poderão ser atendidos.
Vale lembrar que o serviço de cadastro eleitoral está fechado desde o dia 9 de maio. Portanto, o eleitor não pode regularizar ou tirar o título de eleitor, pedir transferência de domicílio eleitoral ou atualizar dados cadastrais. O sistema será reaberto somente em 5 de novembro após o pleito eleitoral.
Contudo, alguns serviços ainda estão disponíveis para os eleitores como o requerimento de certidões, impressão do título, pagamento de multas, consultas (situação eleitoral, título e local de votação) e outras solicitações que podem ser feitas pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais.
Caso o eleitor necessite regularizar passaporte, CPF, solicitar diploma, fazer matrícula em universidade ou outra instituição de ensino, poderá solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada. O documento é fornecido pelos cartórios eleitorais e utilizado para atestar a impossibilidade de o interessado regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A certidão circunstanciada vale até a reabertura do cadastro eleitoral (5 de novembro), desde que preenchidos os requisitos legais. O documento não habilita a pessoa para o voto.
O cartório da zona eleitoral 110 fica na Rua 8, número 819, entre as avenidas 5 e 7, no Centro. Já o cartório da zona 288 atende na Avenida 13, número 634, entre as ruas 5 e 6, Centro. O cartório da zona 245 está localizado à Rua 14, número 521, no bairro Consolação.
Por Redação DRC / Foto: Hércules Marcos