O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), anunciou na tarde dessa segunda-feira (1º) coletiva de imprensa para informar que o projeto Mais Saúde, ou simplesmente Carretas da Saúde, encerra suas atividades no município.
“Encerrou nessa segunda. Cumpriu seu trabalho, sua meta e deixa um legado de coisas boas e um ótimo atendimento à população”, destacou o democrata.
Juninho atribui o fim da parceria à morte de Roberto Kunimassa Kikawa, que dirigia o Cies Global, instituição responsável pelo serviço. “Com o falecimento do Dr. Roberto e a mudança na direção, houve um redirecionamento da filosofia da empresa”, analisa.
Ele enfatiza que a Cies Global já estava encerrando as parcerias com prefeituras do interior e que Rio Claro foi a última. “Nos fomos a última cidade a ter as atividades encerradas”, diz.
Ele diz ainda que as unidades de saúde vão absorver a demanda do espaço. “Estamos preparados para absorver esse trabalho que realizou mais de 32 mil procedimentos e conseguimos desafogar”, reforça.
Juninho diz ainda que a central de regulação é a Fundação de Saúde e que os agendamentos serão realocados nos novos locais.
IMPORTÂNCIA
Juninho destacou a importância de Roberto Kikawa e o definiu como idealista. “O Dr. Roberto era um dos idealizadores e acreditava no SUS”, enfatiza.
PRORROGAÇÃO
Desde a morte de Kikawa, membros do poder Executivo já sabiam que mudanças iam acontecer. Inclusive, o Centenário publicou matérias sobre o tema. O prefeito declarou que logo quando da morte do então gestor do Cies Global, houve o aditamento de contrato por mais três meses, mas que teve seu fim.
“Agora estamos aguardando um novo projeto. Tivemos uma reunião há cerca de 20 dias em São Paulo para saber se haverá esse projeto. Mas ele será implantado primeiramente na grande São Paulo. Mas estamos abertos”, pontua.
SEM DÍVIDAS
Questionado se existiam pendências em pagamentos de procedimentos à empresa prestadora do serviço, Juninho foi enfático: “quitamos todas as dívidas no período certo. Somente os últimos ecocardiogramas que precisam ser pagos, mas estão no prazo”.
CIES GLOBAL
Em nota, a Cies Global, organização que prestava o serviço em Rio Claro, informou que cumpriu o contrato estabelecido. “Após um ano e meio de atividades e, considerando o fim do prazo de vigência, deu-se o encerramento dos serviços”, esclarece.
“Durante a atuação do Cies, a secretaria da Saúde de Rio Claro divulgou que foram zeradas sete filas de espera: otorrinolaringologia, vascular, ortopedia, dermatologia, avaliação para cirurgias de catarata e pterígio e ultrassonografias abdominal, muscular superior, pélvico e Doppler. Desta forma, esperamos em um futuro próximo poder contribuir ainda mais com a saúde pública da cidade”, finaliza a empresa.