A carreata está marcada para esta terça-feira (16), às 10 horas, com saída do Jardim Público, região central de Rio Claro. Os organizadores convocam todos os setores econômicos prejudicados pelo Decreto Governamental de restrição como medida de combate à Covid-19. Os organizadores frisam que com o Decreto que coloca o Estado de São Paulo na fase vermelha do Plano São Paulo, o setor comercial foi o mais atingido e transformado em inimigo público, mesmo sendo o que mais gera emprego e movimenta a economia local. “Nosso movimento é pela abertura responsável do comércio, pela vacinação em massa da população, por mais investimentos na saúde e mais leitos de UTI. Não é um movimento negacionista, nem anti-político. Só uma crítica ao Plano SP”, destacou Gustavo Sousa, presidente da Ariobar (Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro).
Em média 200 veículos são esperados para a carreata. “Convidamos todos os comerciantes e trabalhadores dos comércios que tiveram suas vidas prejudicadas a participar e cobrar. Estamos conseguindo reunir diversos setores da sociedade”, observou.
Dentre as reivindicações estão: Aquisição de mais vacinas contra o Coronavírus; Disponibilização de mais leitos de UTI para atendimento; Mais investimentos para a saúde pública; Pela abertura do comércio, bares e restaurantes; Pelo livre trabalho; O fim da culpabilização do setor pela transmissão do vírus; Linhas de crédito de socorro, para tentar salvar o setor.
Os participantes devem ficar atentos com as medidas de prevenção ao coronavirus como usar máscara o tempo todo, álcool em gel e não se aglomerar.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação