Em 25 de julho é festejado em todo o país o dia de São Cristóvão, conhecido como o protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. O termo “Cristóvão” significa “Aquele que carrega Cristo”. Em Rio Claro, a carreata para abençoar os veículos e motoristas é tradicional e ocorre há muitos anos, mas a 46ª edição precisou ser cancelada devido à pandemia causada pelo coronavírus. “É com um enorme sentimento de frustração que o SINTRARC vem a público para formalizar o adiamento da tradicional carreata em comemoração ao Santo padroeiro dos motoristas, São Cristóvão. Este ano trabalhávamos empolgados pela realização de sua 46ª edição com novidades e entretenimento para o ponto de concentração à exemplo da última realização em 2019”, destacou o Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Rio Claro.
A decisão foi tomada para evitar aglomerações e preservar a saúde dos participantes. “É frustrante não realizar o evento tão tradicional em nossa cidade e para todos os amigos motoristas. Porém, é de vital importância agirmos com inteligência e ponderarmos os cuidados que queremos para todos. Esse ano não tem, mas ano que vem há de ter”, destacou o presidente do SINTRARC, Gilvon Barbosa.
A tradicional carreata, neste ano também não poderia contar com a benção do Padre Renato Luís Andreatto da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida em Rio Claro, que foi positivado para Covid-19 e segue em quarentena até terça-feira (28), porém não apresenta sintomas e passa bem. “Temos que estar conscientes e ser prudentes, queira ou não acaba tendo alguma aglomeração, portanto não é viável, outros tempos ainda haverá. Com certeza Deus e São Cristóvão não ficam tristes não, até agradecem para que a gente tenha prudência em preservar a vida do próximo”, destacou o Padre ao Diário do Rio Claro, tranquilizando os fiéis sobre seu estado de saúde.
Em nota, o sindicato ressaltou que em acordo com o Padre Renato, com a Prefeitura Municipal de Rio Claro por meio das Secretarias de Esportes e Turismo (Setur) e Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, fica claro que a prioridade do ano é a preservação da vida e manutenção do distanciamento social. “Todavia, a frustração jamais abalará nossa fé. A situação é crítica sim, mas levando-se à sério os devidos cuidados é possível minimizar o impacto. Torcemos e estamos disponíveis sempre pelos interesses dos nossos associados e suas famílias. Juntos venceremos mais essa”, destacou a nota do sindicato.
Fotos: Divulgação