A vereadora de Rio Claro Carol Gomes (PSDB) esteve em São Paulo nessa quarta-feira (3), onde se reuniu com secretário executivo estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Santoro.
No encontro, a parlamentar pediu a permanência dos moradores da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), que perderam causa na justiça e o Estado irá reintegrar posse ainda neste mês.
“Queremos uma medida decisiva para que as famílias não fiquem sofrendo e nem no impasse”, argumentou.
Carol disse que entre os motivos para a permanência dos moradores está a conservação do local. “Nosso pedido de permanência das famílias se baseou no fato deles ajudarem a conservar o patrimônio, ajudando a construir e melhorar o local”, enfatizou.
CASO
Nessa semana, a justiça concedeu ao governo do Estado a reintegração de posse de casas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, que deve acontecer ainda neste mês.
Conforme publicado nas páginas do Centenário, a ação, que pede a retirada dos moradores, tramita desde 2006, quatro anos depois da incorporação da área e transformação em uma unidade de conservação ambiental e patrimônio histórico.
O procurador do Estado, Alexandre Vidotti, esclareceu que o pedido de reintegração é para cerca de cinco residências.
A reportagem esteve na tarde de terça-feira nas colônias Fazendinha e Bambuzinho, além do acesso ao lago da Feena. Pelo menos três famílias receberam notificação da reintegração. O Diário do Rio Claro falou com moradores que ainda não tinham sido notificados e que estavam aguardando a notícia.
OUTRAS DEMANDAS
Na visita ao secretário Luiz Santoro, a vereadora Carol pediu ainda que a Fundação Florestal estabeleça parcerias com a iniciativa privada para garantir qualidade aos visitantes da Floresta. Ela citou a instalação de restaurantes, bares e outros dispositivos para atender a demanda de um dos pontos turísticos e cartões postais do município. “Em alguns dias já devemos ter uma resposta do secretário”, finaliza.
“Uma excelente conversa sobre propostas de mudanças e melhorias da nossa Feena”, declarou a tucana no Instagram.