A realização do tradicional desfile carnavalesco de rua em Rio Claro ainda segue incerto. Desde o início da atual administração, o carnaval foi preterido com argumentações de que os recursos seriam investidos em outras áreas, como a saúde. No entanto, no decorrer deste ano, algumas declarações indicaram que a festa poderia ser realizada em 2020.
O Centenário questionou o governo municipal sobre o tema. O secretário de Esportes e Turismo, Ronald Penteado, se manifestou por meio de nota.
“Assim como nos anos anteriores, a programação do Carnaval de Rio Claro para 2020 terá apresentação de bandas musicais no Jardim Público”, esclareceu.
Ronald destacou a conclusão da pavimentação da pista central da Avenida Brasil, local onde poderia ser realizado o evento.
“A prefeitura municipal, através da secretaria de Esportes e Turismo, se coloca à disposição das agremiações carnavalescas para fornecer toda a estrutura necessária para o evento. Com relação à liberação de verba, a busca por apoio da iniciativa privada prossegue”, arremata.
Mesmo com a inclinação agora positiva à realização da festa, o prazo está apertado. O motivo é que entre julho e agosto as escolas estariam lançando seus temas, seguindo o cronograma carnavalesco.
UESCA
O presidente da União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca), João Nuvens, afirmou que até o momento a prefeitura não conversou com a entidade para encaminhar o assunto. “Infelizmente não tocam nem no assunto conosco”, revela.
ESCOLAS
A informação da falta de diálogo entre a prefeitura e as escolas de samba foi confirmada pelo presidente da Samuca, Leandro Freitas. “Não existiu nenhuma conversa neste ano. Mas nós vamos fazer como nos anos anteriores que não tivemos Carnaval em Rio Claro: vamos vender um ou dois dias de desfile para municípios vizinhos e realizar um desfile no bairro Boa Morte, na Avenida 9, próximo à quadra da escola”, destaca.
Eric Mota, presidente da A Casamba, destacou que há cerca de três meses o poder público acenou com a intenção de realizar a atividade. “Mas morreu o assunto. Nem a promessa que teria a volta não existe mais. A prefeitura não se posicionou nem que sim, nem que não, mas acredito que não seja mais do interesse deles”, conta.
PASSARELA DO SAMBA
A primeira fase das obras da praça de eventos, localizada no canteiro central da Avenida Brasil, na Zona Norte de Rio Claro, já está concluída. O local já tem condições de receber o Carnaval, que era realizado inicialmente na Avenida Rio Claro e, em seguida, na própria Avenida Brasil.
A obra foi realizada com emenda parlamentar obtida em 2016 pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) junto ao então deputado federal Nelson Marquezelli. “Sou um grande entusiasta e apoiador do Carnaval e tenho como grande sonho que os desfiles ocorram novamente e dessa vez nesta pista que ajudei a tirar do papel”, diz.
Mesmo entusiasta da festa do rei momo, pondera: “Acho que não há outra possibilidade a não ser buscar parcerias com a iniciativa privada e com as próprias escolas”.
Por fim, arremata: “de toda forma, agora temos um local mais adequado para os desfiles”.