A chuva que caiu em Rio Claro na noite deste sábado (18), instantes antes do início do desfile de carnaval, não acabou com o clima de celebração. Só foi, na verdade, um pequeno detalhe para a massa rio-clarense que estava morrendo de saudade de curtir um bom carnaval de rua.
Contra o tempo fechado e a favor da diversão, centenas de pessoas saíram de suas casas rumo à Avenida Brasil. A chuva atrapalhou um pouco o primeiro dia dos desfiles. Houve atraso para começar os desfiles, mas a chuva não impediu que as escolas fizessem bonito na avenida.
O carro da corte momesca não desfilou, mas os membros da realeza estavam presentes no sambódromo. O Rei Movo Renan Vinícius de Almeida, a Rainha Noele Cristina Alves Georgetti e as princesas Jéssica Lacerda Francisco, Sara dos Santos de Souza Andrade, Janaína Nopres dos Santos Burghi e Laisa Naomy Ventura esbanjaram simpatia por onde passavam.
Depois da realeza, o Bloco da Saúde entrou na avenida reforçando ao público a importância de prevenir e promover a saúde, tomando as vacinas indicadas, combatendo o mosquito da dengue e se protegendo das doenças sexualmente transmissíveis. Ao longo do trajeto na passarela, os foliões do bloco distribuíram preservativos ao público.
Por volta das 21h10, os integrantes do Bloco-escola Embaixadores do Samba iniciaram seu desfile cantando em coro o samba-enredo “A Raiz do Nosso Samba” que aborda a história do samba. Leandrinho e Luciano puxaram o samba acompanhando o ritmo marcado da bateria Guerreiros de Jorge, comandada pelo Mestre Banana. Sucesso branco, preto e dourado na avenida.
Em seguida, a passarela se coloriu de verde e branco dando passagem à Escola Unidos da Vila Alemã, a Uva. A agremiação trouxe para a avenida uma explosão de cores nas alas e alegorias para ilustrar o samba-enredo “Faça-se a luz: a Uva em uma explosão de cores” composto por Betinho do Cavaco.
À meia-noite a Escola de Samba Samuca adentrou a avenida com o tema-enredo “No Pavilhão do meu coração, ‘Azul e Branco’ é Pura Emoção”, que exalta as cores da agremiação. O público pôde fazer um passeio pela história do uso das cores azul e branco e seus significados.
Presente na festa, o prefeito Gustavo Perissinotto falou com exclusividade ao Diário do Rio Claro. “É uma satisfação muito grande trazer de volta o desfile das escolas de samba e manter a tradição histórica do carnaval rio-clarense. Isto tudo atendendo também as demandas da população em outros setores, como na saúde, educação e infraestrutura. A comunidade está de parabéns pelo envolvimento e colaboração com este grande carnaval em Rio Claro”, falou ele.
Neste domingo (19) passarão pela avenida: Bloco-escola Gaviões da Fiel, Casamba e Grasifs, sendo que a corte momesca inicia a festa. Acompanhe bastidores e cliques do desfile em J1diario.com.br.
Fotos colaboradores: Kátia Guidotti e Luciano Calligaris