Os dias de carnaval prometem muita diversão para a população de Rio Claro e a prevenção é item obrigatório para aproveitar de forma segura. A Fundação Municipal de Saúde está disponibilizando 7.200 preservativos masculinos para serem distribuídos ao público durante os desfiles de carnaval.
A mesma quantidade já tinha sido fornecida durante os ensaios técnicos das escolas de samba, quando também foram entregues 600 preservativos femininos. Outras 1.700 camisinhas foram destinadas a colaboradores de empresas do município.
“O uso do preservativo é indispensável para evitar HIV e doenças sexualmente transmissíveis”, observa Gustavo Bellan, que coordena o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).
As ações preventivas às infecções sexualmente transmissíveis incluem intensificação da testagem. No período pré-carnaval, o Sepa realizou testes rápidos em escolas de ensino médio e no Centro Cultural. Foram feitos mais de 200 testes de HIV e sífilis. Para ampliar ainda mais o acesso aos testes, o Sepa realiza a testagem em dias úteis das 7 horas às 15h30, sem necessidade de agendamento. O objetivo é a identificação precoce dos casos para o início do tratamento.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC