O município de Rio Claro inicia nesta quarta-feira (3) o período de inscrições para os candidatos à corte momesca do Carnaval 2024. A eleição, realizada pela prefeitura, definirá os novos Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval deste ano. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever até o próximo dia 15, das 9 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Turismo localizada na antiga estação ferroviária na Rua 1, nº 1.100, Centro. Não há cobrança de taxa.
O edital com o regulamento do concurso foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 29 de dezembro. Além das regras, o documento traz o modelo da ficha de inscrição que deve ser preenchida pelo candidato e apresentada no ato de inscrição, juntamente com cópias do RG e CPF e comprovante de residência.
Para participar, o candidato ou candidato precisa ser maior de 18 anos, ter nascido em Rio Claro ou residir há pelo menos um ano na cidade. Os candidatos devem representar escolas e blocos de samba. De acordo com o regulamento, serão escolhidos um Rei Momo, uma Rainha e quatro Princesas para o Carnaval 2024.
O concurso para eleger a corte momesca será realizado no dia 20 de fevereiro, às 19h30, no Grupo Ginástico Rioclarense. A escolha será feita por comissão julgadora composta por sete membros. Eles deverão avaliar os seguintes quesitos: samba no pé, desenvoltura e simpatia dos concorrentes.
Os candidatos eleitos para integrar a corte momesca devem se comprometer a cumprir todos os eventos durante o período do reinado de momo. O descumprimento acarretará em rompimento do vínculo com o processo de seleção. Os membros da corte momesca recebem faixas de reconhecimento, figurinos oficiais para as apresentações e prêmio de um salário mínimo que será pago após o término do Carnaval.
A eleição da corte momesca do Carnaval 2023 também foi realizada em janeiro, tendo Noele Cristina Alves Georgetti como rainha, Renan Vinícius de Almeida como Rei Momo e as princesas Jéssica Lacerda Francisco, Sara dos Santos de Souza Andrade, Janaína Nopres dos Santos Burghi e Laisa Naomy Ventura.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação