Uma capivara foi avistada por populares pela Avenida Tancredo Neves, altura da Rua 15, no bairro Jardim Claret em Rio Claro, na manhã de quarta-feira. Os populares acionaram a Guarda Municipal, as equipes localizaram o animal de porte médio após serem alertados pelos moradores.
Em seguida os guardas cercaram o animal e acionaram o apoio do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Proteção Animal, que efetuaram a captura. A capivara foi aprisionada sem nenhum ferimento e levada até o lago da Floresta Estadual, onde foi solta em seu habitat natural.
Guarda Civil e Corpo de Bombeiros
Em caso de localização de uma capivara fora do seu habitat, os setores devem ser acionados, podendo ser a Guarda Civil e Corpo de Bombeiros. Esses animais são silvestres, mas acabam aparecendo também na área urbana.
Os animais não são domesticados e é preciso tomar cuidado também para evitar uma possível transmissão de doença, caso o animal apresente em seu corpo o conhecido “carrapato humano” que é transmissor da febre maculosa. A doença é mais comum entre abril e outubro, período em que predominam as formas jovens do carrapato. A doença pode provocar febre, dores no corpo e cabeça, além de lesões na pele, podendo até levar à morte caso não ocorra o tratamento. Evite contato com o animal.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação