A Capela de Santo Expedito localizada no Jardim Itapuã, cuja matriz responsável é a Paróquia Bom Jesus do bairro do Estádio, teve sua construção iniciada em abril de 2006, após a aprovação pela Cúria Diocesana de Piracicaba da planta arquitetônica projetada pelo padre André Andrade Brandão.
O sonho dos moradores do bairro, fiéis que até então se reuniam em suas casas com amigos e vizinhos para os Círculos Bíblicos de estudo da Palavra de Deus, era de terem uma capela próxima para a celebração da Liturgia Dominical e também para a catequese das crianças. Após a doação para a Paróquia Bom Jesus de um terreno localizado no Jardim Itapuã de 1500m² por um devoto de Santo Expedito, o sonho se concretizou e a capela foi então dedicada ao Santo das Causas Urgentes.
Com o passar dos anos, a construção seguiu e, aos poucos, as atividades na capela foram sendo realizadas mesmo sem o término da obra.
REFORMA
Em 2019, como conta o padre Edvaldo, atual pároco do Bom Jesus, foi iniciada a adequação do contra piso para receber o revestimento de granito. Também foram realizadas adequações no altar para melhor atender as celebrações. Por conta da Pandemia de coronavírus, as obras foram interrompidas. Voltando recentemente com reparos na parte elétrica, manutenção na grande caixa d’agua, pintura interna e externa, jardinagem, confecção dos novos altares, da Palavra e da Eucaristia. Conforme declara o padre, estão sendo cotadas lindas cadeiras que servirão para acolher o povo de Deus que for rezar. “Esperamos concluir a etapa da reforma elétrica e os altares para retornarmos com as Santas Missas”, disse.
A previsão inicial é de que as obras sejam concluídas em dezembro, quando começa um dos tempos litúrgicos mais bonitos e importantes da Igreja: o Advento, preparação para o Natal. “Desde quando cheguei em Rio Claro, encontrei um anseio dos participantes da Capela para que as reformas fossem executadas, o que de fato realizamos, já no segundo ano do meu paroquiato. É muito bom ver o movimento em prol da igreja e a devoção a Santo Expedito. Que ele continue intercedendo por nossa cidade e por todos os fiéis”, destaca padre Edvaldo.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação