A comunidade da Capela de Santa Luzia está em festa para celebrar sua padroeira. Toda a população de Rio Claro e região está convidada a participar da tradicional quermesse iniciada em 26 de novembro e que segue neste domingo (4), a partir das 19 horas, com show ao vivo e muita comida boa: salgados, lanches, cachorro-quente, cuscuz, panqueca, polenta, batata frita, doces diversos, sorvetes, barraca infantil, roleta, além de serviço de bar.
Antes da quermesse, os fiéis poderão assistir missa que será celebrada nesse domingo (4) às 18 horas. A capela fica na Avenida 22-A, nº 1.169, no bairro da Bela Vista, em frente ao câmpus da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
A quermesse retorna no próximo final de semana, sábado (10) e domingo (11), e também no dia 13 de dezembro, quando se comemora o Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos. No dia da padroeira (13) haverá quermesse o dia todo com serviço de bar.
Além da festa, a programação inclui também celebrações religiosas. Missas serão celebradas aos domingos, às 7h e 19h, e quartas-feiras, às 19h. O Tríduo de Santa Luzia acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, às 19 horas.
Atividades religiosas
Ao longo desta semana a Capela de Santa Luzia realiza atividades culturais e religiosas que fazem parte da programação da Festa da Padroeira. Na quarta-feira (7), às 19 horas, será celebrada missa e realizado o show Tesouros Especiais. Em seguida, às 20 horas, haverá apresentação do coral municipal com músicas natalinas.
Na quinta-feira (8), às 13 horas, será realizada a Reza das 1000 Ave Marias, e às 19 horas acontecerá missa e 7º Recital de Ave Marias. Na sexta-feira, dia 9, às 19 horas, será celebrada missa solene e também o lançamento do livro “O padre que veio de longe”, de autoria do padre Antônio S. Bogaz e do professor João H. Hansen.
No dia 12 de dezembro (segunda-feira), a Capela de Santa Luza terá apresentação do Natal Luz pelas crianças da catequese da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. No dia 13 de dezembro haverá missas às 9h e 18h30 (com procissão), e bençãos dos olhos às 9h, 12h, 15h e 18h30. A bênção do bolo (que já está à venda) será realizada às 8h30.
Santa Luzia
Santa Lúcia, conhecida também como Santa Luzia, nasceu em Siracusa, Itália, e viveu no período 283 a 304. É venerada como santa pois foi uma cristã mártir que, ao recusar um casamento, desejando manter-se na virgindade e no amor a Cristo, foi denunciada, torturada e morta no tempo em que o imperador romano Diocleciano reinava, período de intensa perseguição aos cristãos.
Seus restos mortais estão no Santuário de Santa Lúcia em Veneza. Sua memória é celebrada em 13 de dezembro, data de seu martírio, sendo invocada como protetora dos olhos e possuindo grande devoção popular. No Brasil, muitas são as paróquias e capelas cuja padroeira é Santa Luzia. Em Rio Claro, a Capela Santa Luzia, de quase 60 anos, fica no bairro Bela Vista e pertence à Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação