“Reconhecimento e valorização por quem faz pelo nosso município”. A fala é do vereador Moisés Marques (Progressistas) na entrega de Moções de Aplausos de sua autoria realizada no Plenário da Câmara Municipal.
E uma das moções foi para um projeto mais do que especial – o Cão Doutor, que atua com ações de Cinoterapia e é executado pelo Canil da GCM (Guarda Civil Municipal de Rio Claro).
A entrega da moção foi na última semana, em solenidade na sede do Poder Legislativo local. O médico veterinário e GCM Igor Rafael de Carvalho, que responde pelo treinamento e cuidados com o cão Holly, que por sua vez é o ‘cão-doutor’, também recebeu sua Moção.
O projeto Cão Doutor de Cinoterapia é realizado por integrantes do Canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, introduzido inicialmente nos asilos e abrigos de idosos, onde Holly, que foi especificamente treinado para interagir com pessoas, ajuda no tratamento, recuperação, aprendizado e melhora o ambiente dos idosos, pessoas acamadas e crianças.
O trabalho foi idealizado pelo Guarda Civil Igor Rafael e ele explica que a Cinoterapia (que é basicamente o tratamento à base do convívio com cães), é de suma importância para auxiliar as pessoas com dificuldades físicas, sociais e emocionais, além de promover o bem-estar de forma significativa, aprimorando as funções cognitivas.
Desde abril de 2021, quando foi criado, o projeto vem sendo levado para instituições parceiras de renome como a Fundação Dr. Amaral Carvalho, referência no tratamento oncológico, e para outras entidades, inclusive de saúde, mediante agendamento prévio e articulação com a GCM e a direção desses locais.
Foto: GCM