O Brasil registra, a cada quatro minutos, pelo menos um caso de agressão cometida por homens contra mulheres. O levantamento, do Ministério da Saúde, foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, e aponta para um aumento expressivo de casos de violência física, psicológica e sexual registrados. Foram 145 mil casos denunciados nos últimos anos, ante pouco mais de 120 mil denunciados em 2014. O número, no entanto, poderia ser ainda maior, considerando que esse tipo violência ainda é subnotificada. Os números assustam; impressionam.
Em Rio Claro, o cantor Gilson Freitas, que vem se notabilizando no cenário musical, resolveu, de um modo menos denso, fazer alusão a esse assunto. Freitas irá lançar nesta semana uma canção, cujo título é “Não bate nela, não”, juntamente com um clipe.
O artista atendeu à reportagem do Diário do Rio Claro a fim de falar a respeito de seu novo trabalho e explicou o porquê optou por trazer à tona um assunto tão delicado. De acordo com ele, a composição tem o intuito de fazer um apelo aos homens para que não batam em suas companheiras.
“Decidi escrever sobre o tema, uma vez que, no Brasil, milhares de mulheres são agredidas todos os dias, tanto verbalmente, quanto corporalmente”, explica. Freitas elucida que “a canção aborda um personagem criado no mato, acostumado com a vida ‘bruta’, que se apaixona por uma moça rica da cidade e, ao invés de dar amor, ele bate nela. Uma das partes da música diz que ‘ele pode ser bruto, mas só em cima do colchão’”.
O artista afirma que, apesar da seriedade do tema, trata-se de uma canção dançante, “com um toque do Nordeste”. Segundo relata, o clipe foi gravado num haras, onde, conforme ele, o cenário do campo ajuda a enriquecer toda a canção. “Aproveito para convidar, em especial todas as mulheres, a assistirem o clipe. Aos homens, convido à reflexão”, pontua.
Por fim, Freitas diz que o clipe será lançado pelo YouTube nesta segunda-feira (16). “Vale a pena conferir. É preciso, e necessário, valorizar nossos artistas que, futuramente, podem representar nossa cidade”, pondera. Para acompanhar o dia a dia do artista, o faça pelas redes sociais: Instagram – gilsonfreitasgf; e Facebook – Gilson freitas.