Os universos que se misturam, “teen e sertanejo universitário”, trazem bons resultados para a vida do músico de Rio Claro, Enzo Prochnow.
A trajetória é curta, porém, na bagagem já carrega grandes experiências. São mais de 100 mil seguidores somente no Instagram e um dos seus trabalhos, o clipe da música “Abstinência”, gravado com a atriz Larissa Manoela, está com quase 200 mil visualizações.
Nascido em Rio Claro, o cantor tem apenas 16 anos e leva uma vida corrida entre os estudos, viagens, shows, entrevistas, mas com espaço para o que ele não dispensa: está em constante aprendizado com profissionais renomados nas áreas de coach em performance, preparação vocal e canto. Dedicação, responsabilidade e humildade são algumas das características que se destacam no jovem. Confira a entrevista de Enzo Prochnow realizada em visita ao Diário do Rio Claro.
Diário do Rio Claro: como e quando a música surgiu em sua vida?
Enzo Prochnow: a música surgiu na minha vida praticamente desde que eu nasci, meus pais – a quem eu sou muito grato e a minha família -, meu alicerce, sempre gostaram muito de música, festa e, por conta disso, acabei sendo incentivado desde pequeno e foi se transformando numa paixão incontrolável. A música é o meu combustível, principalmente porque, de uma maneira ou de outra, acaba influenciando diretamente as pessoas. Compartilhar alegria, emoção, se sentir vivo, é isso que realmente faz valer a pena, é isso que quero para minha vida.
Diário do Rio Claro: apesar de pouca idade, já tem encarado grandes responsabilidades na carreira. Como concilia tudo com os estudos?
Enzo Prochnow: a responsabilidade cresce e continua crescendo de uma forma positiva, acredito que seja por conta dos degraus que, aos poucos, estamos trilhando na carreira. Conforme o tempo passa, mais profissional o trabalho se torna e mais responsabilidades se agregam a mim. Continuo estudando e frequentando a escola, porém, não como fazia nos últimos anos devido ao grande número de compromissos. Em dias que eu não consigo ir à escola, estudo em casa, onde tenho acompanhamento de professores que me ajudam a compensar o período fora da sala de aula, além das provas que faço para concluir os meus estudos.
Diário do Rio Claro: outra responsabilidade é estar ao lado de artistas renomados. Como é esta relação? Como é o incentivo que recebe?
Enzo Prochnow: essa relação com artistas renomados e de muito sucesso é muito importante para carreira de qualquer novato que, como eu, busca um espaço nesse mercado tão concorrido do mundo business. É um incentivo incalculável, que só me ajuda crescer profissionalmente. Grande parte desses artistas já passou por todos os obstáculos que a carreira impõe, o que ajuda a diminuir muito as dificuldades que vamos enfrentar. É muito bacana somar experiências. São referências, amigos que quero me espelhar, é um grande privilégio.
Diário do Rio Claro: qual o seu ídolo da música sertaneja? Alguém de inspiração?
Enzo Prochnow: é difícil falar de um ídolo hoje em dia, porque são muitos, mas uma pessoa em quem me inspiro muito cantando é o Bruno (da dupla Bruno e Marrone). Gosto muito de sua linha vocal, da entrega, da força e garra que ele tem quando canta. É muito bacana, me inspira muito.
Diário do Rio Claro: como tem se preparado artisticamente?
Enzo Prochnow: estou muito focado. Me dedico integralmente à minha carreira, faço aulas de canto (voz) em Goiânia com a professora Gislaine Mattos e equipe, também tenho o acompanhamento com o Dr. Leonardo Henrique Tolentino (especialista em cordas vocais e desenvolvimento da voz), onde cuido das cordas vocais, da respiração, audição e tudo mais. Em São Paulo, trabalho com minha coach em performance, Karina Amélia e sua equipe, que me auxiliam no palco, como em atividades extrapalco como, por exemplo, entrevistas, mídias, etc.
Diário do Rio Claro: qual a sua rotina?
Enzo Prochnow: minha rotina é toda dedicada à minha carreira, ensaio toda semana com a minha banda, faço aulas de violão e outros instrumentos musicais, aulas com as minhas professoras (voz e performance), frequento a escola, faço dieta com o acompanhamento de uma nutricionista e academia regularmente. Sempre me preparando para novos projetos.
Diário do Rio Claro: o que não pode faltar em seu show?
Enzo Prochnow: no meu show não pode faltar amor, alegria, energia, muito menos disposição do público para cantar e dançar. O show é uma troca de sentimentos. Sinto uma vibração imensa do meu público, me divirto muito.
Diário do Rio Claro: uma das apostas recentes foi o clipe da música “Abstinência”, gravado com a atriz Larissa Manoela. Por que a escolha da artista? Como foi todo o processo e como tem sido o retorno?
Enzo Prochnow: a escolha da Larissa Manoela veio pela relação de amizade que já tínhamos. Fizemos alguns outros trabalhos – desfiles, viagens, participações – e, assim que falamos que iríamos gravar um videoclipe para a música “Abstinência”, ela topou na hora. O retorno desse videoclipe foi algo sensacional, que nos surpreendeu muito, batemos o nosso record de visualizações, tanto no YouTube quanto nas redes sociais. Foi uma grande realização, um passo importante na minha carreira e serei sempre grato pelo carinho dessa linda pelo resto da vida. Te amo, Lari.
Diário do Rio Claro: daqui para frente, quais os projetos?
Enzo Prochnow: estou sempre em busca de novos desafios, sou muito novo ainda e sei que tenho um longo caminho a percorrer para buscar a excelência do meu trabalho. Já estamos gravando algumas músicas autorais que, em breve, estarão disponíveis em nossas plataformas digitais: #enzocantor @enzocantoroficial e /enzoprochnow1. Mas o principal projeto mesmo é continuar fazendo shows, levando alegria para as pessoas, aprendendo que o reconhecimento vem com muito trabalho, dedicação e amor naquilo que se faz.