Disputando o cargo pela terceira vez, a candidata a deputada estadual, Maria do Carmo Guilherme (MDB), esteve na Redação do Centenário.
Em seu quarto mandato como vereadora de Rio Claro, a postulante mantém sua bandeira na saúde, mas promete fazer com que Rio Claro e a região voltem a ter importância no Estado de São Paulo. “Nós temos condições de eleger dois deputados estaduais e isso é maturidade política. Nesta terceira candidatura eu amadureci muito e quero fazer um mandato coletivo”, frisa a candidata, que também é presidente do MDB Mulher.
Na área da educação, Maria pretende ouvir a classe educacional para analisar a necessidade de implantar a delegacia de ensino no município. “É uma discussão antiga em Rio Claro e pretendo fazer um esforço político nesta discussão”, garante.
Valorização e cuidado com o servidor estadual também são metas, caso eleita. A postulante pretende ampliar o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e também a Cruz Azul. “Temos que resgatar a credibilidade dos servidores no Iamspe. Tínhamos excelentes resultados do Iamspe e Santa Casa. O policial também tinha um excelente atendimento pela Cruz azul, mas ninguém trabalhou para a continuidade ou ampliação. E isso é um dos nosso planos. Os servidores estaduais são importantes na nossa cidade”, esclarece.
Ainda na área da saúde, a emedebista promete realizar um trabalho político para que a Delegacia Regional de Saúde (DRS) reconheça a Santa Casa de Saúde como setor terciário. “Quero que a DRS dê um olhar para a Santa Casa e a passe do setor primário para o terciário. Isso muda o volume de recursos, que passa de R$ 70 mil/mês para R$ 250 mil/mês, e consequentemente a ampliação de leitos, exames, entre outros”, garante.
INCLUSÃO
Inclusão de deficientes também está em seu programa. “Nossa região é deficitária depois dos 15 anos. O que fazemos com nosso adolescente e nosso adulto? Vão ficar dentro de casa? Temos que ter o apoio do Estado”, frisa ao lembrar que precisa do apoio das mulheres nesta luta. “A força da mulher é fundamental para que estas mudanças aconteçam”, acrescenta.
VIOLÊNCIA
Sobre a violência contra a mulher, a candidata quer fomentar uma rede entre os mais diversos setores. “Polícia civil, assistência social, Cras, Creas, Cram, todos os segmentos tem que atuar juntos e vamos criar mecanismos para isso”, garante.
Por fim, ela frisa a participação de todos no projeto. “Eu gostaria que a população me desse esta oportunidade como deputada estadual. O partido está encampando a minha candidatura e pretendemos recolocar Rio Claro e região no lugar de destaque que merecem”, finaliza.