A amazona ararense Camila Fernanda Bueno, que é treinada na Hípica Campagna trouxe para Araras uma conquista mais do que expressiva.
Ela venceu o 2º Campeonato Internacional de Paradestramento, realizado na semana passada no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo. A competição é realizada pela Federação Equestre Internacional e funciona como um estágio anterior ao preparo de atletas para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.
Segundo Lucas Campagna, instrutor equestre responsável pela Hípica Campagna, a competição envolve o controle do cavalo, por meio de comandos que devem ser obedecidos com o maior grau de precisão, dentro de um tempo estabelecido.
Os comandos devem levar o animal a fazer movimentos que correspondem a formas geométricas.
Jurados de diferentes países fazem a análise do desempenho dos atletas para que se chegue à pontuação final.
A amazona participou do campeonato montando o cavalo Opium J Men, da raça BH – Brasileiro de Hipismo. O animal pertence a um criador de São Paulo.
Foram três dias de provas, e, na média, Camila fez 61,414% dos pontos possíveis, ficando bem à frente da segunda colocada, que fez 55% da pontuação. Camila trouxe no peito duas medalhas e um troféu.
Aos 34 anos, mãe de uma menina de 13 anos, convivendo com sequelas de uma paralisia cerebral, Camila leva uma vida ativa e monta desde 2006. “Ela começou conosco na Equoterapia, e depois evoluiu para o esporte paraequestre”, explica Lucas. A VARITUS Brasil apoia a Associação de Equoterapia.
A jovem se diz feliz com a recente conquista. “Fiquei muito contente. Montar me traz realização”, afirmou ela, que já conquistou muitas outras vitórias em diferentes competições oficiais de hipismo.
Em outubro Camila deve participar do 3º Campeonato Internacional de Paradestramento em Curitiba e haverá, ainda, mais uma etapa em Goiás, em data ainda a ser confirmada.
Para Adão Lopes, o feito de Camila só comprova o poder do incentivo dado a pessoas na condição da jovem. “As limitações físicas não são empecilho para a prática desse e outros esportes, dadas as devidas condições aos atletas. Nos sentimos orgulhosos por dar nosso apoio e ver como isso se transforma em qualidade de vida e conquistas”, diz ele, que também pratica esportes equestres e compete em provas oficiais.
Além do apoio da VARITUS Brasil, as atividades da Hípica Campagna nas modalidades paraequestres recebem apoio da Ciao Pizzaria, Naturalle fornecedora de alimentos para animais, KBG Alimentos, Casa das Rações, Royal Horse e Clínica Camargo & Filho.