Numa estimativa aponta que existam pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C em todo o mundo. Além de mais um milhão infectadas pelo vírus Hepatite A todos os anos. As hepatites virais crônicas surgem de maneira silenciosa e podem demorar muitos anos para desenvolver complicações.
De acordo com o Ministério da Saúde, acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados. Por fim, é estimado 1,5 milhão de mortes relacionadas às hepatites virais.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Mas existe luz no fim do túnel. Recentemente, a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. Para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial”, observou a Presidente do Rotary Club de Rio Claro Alvorada, Regina Miquelloto, entidade envolvida nas ações, em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH).
Hepatite A
A transmissão da Hepatite A se dá principalmente através da ingestão de alimento ou água contaminada com o Vírus. Assim, mantém direta relação com baixa qualidade da água ingerida, condições sanitárias precárias e práticas de higiene pessoal.
O vírus da Hepatite A causa uma infecção aguda, que na maioria das vezes o organismo consegue resolver sem a necessidade de nenhum tratamento específico. Está disponível no SUS a vacina contra Hepatite A, porém, é indicada somente em casos selecionados, como pacientes que já possuem algum tipo de doença hepática ou algum quadro de imunossupressão.
Hepatites B e C
As Hepatites B e C são doenças crônicas que geralmente não apresentam sintomas numa fase inicial. Pode demorar anos para o surgimento de sintomas e, quando surgem, a doença já se encontra em fase avançada, como cirrose ou câncer hepáticos.
PREVENÇÃO
Entre as ações para prevenção e combate, a data 28 de julho foi escolhida como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
A Campanha Mundial Hepatite Zero acontece entre os dias 25 e 31 de julho. Uma parceria entre Rotary e Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH). “Somos membros da comunidade do Rotary e a Campanha Hepatite Zero Week foi criada para engajar nossos amigos rotarianos na erradicação das Hepatites virais no mundo.
Com isso, também buscamos disseminar informações sobre a doença, arrecadar recursos para a realização de mutirões de testagens do vírus Hepatite C, campanhas de conscientização e a erradicação do vírus em escala global”, comentou a Presidente do Rotary Club de Rio Claro Alvorada, Regina Miquelloto.
Em Rio Claro, uma ação especial será realizada na sexta-feira (26) pelo Rotary Club Alvorada, Rotary Club de Rio Claro e Serviço Especializado de Prevenção e Assistência às ISTs / HIV/AIDS e Hepatites Virais (SEPA) de Rio Claro, que estarão no Jardim Público das 8h30 às 12 horas. “O nosso desafio é o de diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes que ocorram os danos que ela acarreta ao fígado”, salientou Miquelloto.