A campanha “O Cerol Corta Vidas”, promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil e de Mobilidade Urbana, com apoio da Polícia Militar teve ação na manhã dessa segunda-feira (18), na Praça Toledo Barros em Limeira e atendeu inúmeros motociclistas.
Uma fila se formou logo no início da atividade. Quem aderiu à campanha recebeu gratuitamente a instalação de uma antena “corta linhas” no veículo. O dispositivo, como o próprio nome diz, é capaz de cortar a linha com cerol (mistura de cola e vidro moído) ou a linha chilena (mistura de óxido de alumínio e silício e algodão) usadas ilegalmente para soltar pipa. Ao todo, foram instaladas 100 antenas que evitarão esse tipo de acidente.
Há diversas leis que tratam do cerol e da linha chilena no município. A mais recente, sancionada em 2020 pelo prefeito Mario Botion, a partir de propositura do vereador José Roberto Bernardo, proíbe a industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição e utilização de linhas cortantes. A multa para quem desrespeitar a lei é de 100 Ufesps, o equivalente a R$ 3.197, valor que dobra em caso de reincidência.
A campanha segue nesta terça-feira (19). Ao todo, serão distribuídas 472 antenas, que foram doadas pela iniciativa privada: Garcia Terraplenagem, Tribenet, Rosi Brinquedos, Vida Alcalina Purificadores de Água, S.A. Refrigeração, Rede DrogaLim, Bella Capri Pizzaria, Marcela Scognamiglio Vitalli, Brink Bem e Paulo Martins.
Foto: Wagner Morente