O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), deu início nesta semana à campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a sociedade, por meio de ações e atividades educativas, sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes no trânsito. Estão previstas ações em parques, escolas, shoppings e empresas.
Em sua 10ª edição, o Maio Amarelo do DER se alinha ao movimento internacional surgido após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Neste ano, o tema é “No trânsito, escolha a vida”.
A campanha propõe experiências como o Curta o Circuito, pelo qual o público é exposto aos riscos associados ao consumo inadequado de bebidas alcoólicas e outras imprudências no trânsito. Por meio de óculos simuladores de embriaguez, os usuários participam de uma prova que os desafia a manter o controle da coordenação motora e da visão. Os participantes deverão percorrer um circuito de obstáculos, a partir do qual será feito o registro em vídeo em 360 graus da trajetória, que poderá ser compartilhado nas redes sociais dos participantes.
Já o DER Escape Room é um programa de curta duração e alta rotatividade, também de viés lúdico, para participar em grupo, elaborado de modo a atrair públicos de perfis variados. Os participantes são transportados a um espaço imersivo e um enredo instigante, com o intuito de prender a atenção e estimular o aprendizado, para que temas como a segurança no trânsito sejam abordados de forma divertida, inusitada e educativa.
Durante o Maio Amarelo, o Projeto DER na Escola ajusta seu conteúdo para transmitir aos estudantes informações ligadas às ações previstas para o mês e chamar atenção para o caráter internacional do movimento. O objetivo da ação é que crianças e adolescentes sejam multiplicadores das mensagens para os pais e familiares.
Foto: Governo do Estado de São Paulo