Hoje é o último dia da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisai infantil) e de multivacinação. Rio Claro chega ao fim da campanha sem atingir a meta de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a cobertura vacinal no município é de 67,15%. Foram vacinadas 6.555 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, e mais de 3 mil crianças nessa faixa etária ainda não tomaram a vacina.
A baixa taxa de imunização contra a pólio é um problema que vem sendo enfrentado por muitos municípios brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 14 de outubro, o país tinha apenas 65% de cobertura de vacinal. Entre as crianças com menos de um ano o índice é ainda menor: 44,8%, ou seja, menos da metade da meta de 95%.
Hoje é o último dia da campanha e quem ainda levou as crianças para tomar a gotinha pode aproveitar a chance para fazê-lo. O município realiza plantão de vacinação com atendimento nas unidades de saúde da Vila Cristina e do Jardim Panorama. Na vila Cristina o atendimento será das 9 às 15 horas e no Panorama das 8 às 14 horas. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação das crianças.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem feito reiterados pedidos para que os pais e responsáveis vacinem seus filhos contra a pólio. Ele alerta para o risco da paralisia infantil, uma doença erradicada há quasse três décadas. “Para evitar a reintrodução desse vírus que causa a paralisia infantil, é necessário que o Brasil aumente as coberturas vacinais”, afirma.
A proteção contra a poliomielite inclui aplicação de duas vacinas: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP). O calendário nacional de vacinação preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Campanha de multivacinação
Além da pólio, também termina hoje a campanha de multivacinação, destinado a pessoas com menos de 15 anos. Conforme a Fundação de Saúde, “na campanha de multivacinação, 6.660 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 5.059 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal”.
A Fundação de Saúde informa que quem está com alguma vacina em atraso deve aproveitar para colocar a caderneta em dia. “Além da vacina contra a pólio, serão aplicadas doses das vacinas de rotina e também das campanhas de multivacinação, gripe e Covid-19. É importante a apresentação da carteirinha de vacinação”, orienta a autarquia.
Vale lembrar que a vacina contra a gripe está liberada para pessoas a partir de seis meses. Já o imunizante contra a Covid-19 é aplicado em pessoas a partir de três anos de idade.
Por Redação DRC / Foto: Erasmo Salomão/MS