O desejo de ajudar as pessoas, sempre esteve presente na vida de Geise Valente e foi esta característica de solidariedade que influenciou em uma de suas profissões, se tornou Assistente Social, além de ser Cerimonialista. Nas duas funções ela sempre busca de alguma forma realizar ações que contribuam de alguma com o próximo.
E foi desta forma que em 2005 ela teve a ideia de iniciar a Campanha de Natal da Família. Deu tão certo, que diversas crianças já foram beneficiadas. “Sendo impossibilitada de ajudar diretamente crianças no Natal, mobilizei família e amigos para ajudar 30 crianças. No ano de 2006 este número subiu para 150 sacolas e nunca mais parou de subir, na última Campanha em 2020, entregamos 1200”, destaca ao Diário do Rio Claro.
Geise explica que a Campanha começou em outubro. “Apesar de distribuirmos mais de 1.000 sacolas, através da minha coordenação, não fazemos nada sozinhos, minha família e amigos me ajudam. O trabalho vai desde a captação das crianças, o preenchimento das fichas, a colocação das fichas nas sacolas e separação”, esclarece.
E o processo continua ainda com outras etapas, até deixarem tudo pronto. “Após tudo isso começamos a saga da distribuição das sacolas, depois temos que recolher todas e fazer a conferência de todas as sacolas, nunca dividimos presentes, todos os presentes que foram destinados àquela criança chegará até ela, inclusive como as sacolas são padronizadas, todas têm que conter: roupa, calçado, brinquedos de acordo com a idade e artigo de higiene, caso falte algo na sacola temos que comprar e colocar, por isso a importância do comprometimento com a sacola, caso a pessoa deseje colocar guloseimas, também é bem-vindo”, conta.
SEJA UM PADRINHO
Qualquer pessoa pode colaborar adotando uma sacola, ou se não tiver condições de adotar a sacolinha da criança pode ajudar na divulgação da campanha nas redes sociais, com amigos e família. “Aceitamos também doações de panetones, balas, bolachas, guloseimas em geral que podem complementar as sacolas principalmente dos menos favorecidos, ou comprar itens de higiene como shampoo e condicionador que faltam muito nas sacolas, ou ainda brinquedos para meninas e meninos, nos ajuda muito”, observa Geise.
CRIANÇAS BENEFICIADAS
A organizadora destaca que crianças de diversas regiões de Rio Claro serão atendidas, como filhos e neto das cooperadas da Cooperviva, SCFV Jardim das Flores, SCFV Jardim Brasília, Projeto Lucineia, SCFV São José, Projeto Maria Goretti, Saica, Projeto Luz do Mundo, Marmita com Terço e Conerc. “São crianças e adolescentes de 0 a 13 anos, mas atendemos muitas famílias cadastradas que apoiamos e ajudamos ano todo e, às vezes, também nos comprometemos com os adolescentes até 17 anos, lembrando que temos algumas especiais que atendemos com muito carinho”, destaca.
Infelizmente com a pandemia todos foram impactados, Geise destaca que com isso estão com muita dificuldade ainda para conseguir distribuir todas as sacolas. “Ainda temos em torno de 180 sacolas e com isso estendemos a campanha para até dia 15 de dezembro pois até dia 20 de dezembro todas as sacolas terão que ser entregues. Nos ajude, realmente faço um apelo, pois nunca foi fácil, mas este ano está ainda mais difícil. Com a pandemia ainda não teremos festa de entrega, então com certeza a sacola se torna ainda mais valiosa. Espero que os corações sejam tocados, principalmente para aqueles que podem ajudar, uma forma de agradecer, de estar do outro lado levando alegria aqueles que ainda precisam”, solicita.
GRATIDÃO
“Isto não tem preço, toda dificuldade, todo cansaço que enfrentamos valem a pena quando se vê a alegria daquela criança recebendo a sacola, elas ficam aguardando com muita ansiedade este dia, porque na maioria das vezes não terá outro presente de Natal se não este”, declara.
CONTATO
Para solicitar a sacola, entre em contato: (19) 9.9794-2797
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação