Karolaine dos Santos da Silva Reis está aliviada. A caderneta de vacinação do filho está em dia. Ele tem nove meses e já conta com as duas doses da vacina contra o sarampo. “Eu fiquei desesperada ao saber que estava com casos da doença no estado e em Rio Claro. Eu vim um dia, orientaram a dar primeiro a gema do ovo para ver se ele não tem alergia. No outro dia, vim e já aplicaram, foi dentro do prazo. Agora, estou aliviada”, disse a jovem.
Em Rio Claro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, do total de aproximadamente duas mil crianças de seis meses a quatro anos que foram levadas aos postos de saúde até a manhã dessa quinta-feira (24) na campanha contra o sarampo, 532 estavam em atraso vacinal e receberam a dose. Segundo o último boletim da saúde, Rio Claro estava com sete casos de sarampo.
A primeira fase da Campanha de vacinação termina hoje (25), porém, vale ressaltar que a vacinação de rotina contra o sarampo continua em 18 postos de saúde, 15 Unidades de Saúde da Família e três Unidades Básicas de Saúde. Só não são aplicadas vacinas contra o sarampo nas USF do Santa Elisa e Jardim Brasília, que ainda não possuem sala de vacinação, e a UBS da Vila Cristina, que está em reforma. Pessoas de um a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação e as de 30 a 60 anos, uma dose registrada. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independente da idade. Quem está com vacinação contra o sarampo em dia não precisa tomar nova dose.
ESTADO
Conforme o recente boletim divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, neste ano, até o dia 22 de outubro eram 6.861 casos confirmados laboratorialmente no estado.
Considerando que o vírus circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Estado passou também a confirmar casos com base no critério clínico-epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), englobando outros 1.758 casos. Cerca de 57,1% do total de casos se concentram na capital. Neste ano, desde agosto, houve 12 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo. No último sábado (19), ocorreu o “Dia D” de vacinação, quando o Estado atingiu a marca de 71,7 mil crianças imunizadas contra a doença.
Os dados constam em balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base em informações dos municípios. Desde o início da campanha, em 7 de outubro, 294,2 mil crianças compareceram aos postos, sendo que parte delas estava com a vacinação em dia. Somente no Dia “D”, 23,6 mil crianças receberam doses nos postos fixos e volantes instalados em todo o Estado. O público-alvo da campanha foi crianças com idade entre seis meses e cinco anos, por serem consideradas mais vulneráveis a apresentar complicações pela doença. A meta era atender nos postos 2,2 milhões de crianças em todo o Estado para verificação da carteira vacinal e aplicação da vacina, se necessário.