A importância dos cuidados com a saúde física e mental foi tema de atividade realizada nesta sexta-feira (28) pela Fundação de Saúde de Rio Claro. Janeiro é o mês escolhido para duas campanhas de saúde. O Janeiro Branco tem como mote a saúde mental e emocional e o Janeiro Roxo aborda a prevenção à hanseníase.
Para chamar a atenção da comunidade para essas duas campanhas, uma caminhada no Lago Azul foi realizada. Com faixas e cartazes, os participantes alertaram para a necessidade de cuidar do corpo e da mente.
“Promover espaços de convivência, que possibilitem a troca de experiências entre as pessoas, também é uma forma de promover saúde mental, especialmente após o longo período de isolamento imposto pela pandemia”, destaca Nathália Almeida Rodrigues, que coordena o setor de saúde mental na Fundação de Saúde.
Empreendedores da Economia Solidária estiveram no local para comercializar seus produtos. Além do Desenvolvimento Social, participaram representantes das secretarias de Esportes, Turismo, Cultura, Educação e do Desenvolvimento Social.
“As ações de busca são intensificadas neste mês e realizadas o ano todo”, destaca Vaniele de Souza, interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica. A orientação é para que em caso de sintomas de hanseníase a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima da residência.
Para mais informações sobre questões relacionadas à saúde mental, a comunidade conta com rede de atenção psicossocial, composta pelo Caps III (Rua M-9, 66, Cervezão); Caps Álcool e Drogas (Avenida 4, 1.171, Vila do Rádio); Caps Infantojuvenil (Rua 15, 51, Bairro do Estádio).
Foto: Divulgação