As mãos espalmadas, cobertas por luvas repletas de tinta, assim como seu avental de pintura, emolduram a figura do premiado cartunista e artista plástico Camilo Riani para a mais nova obra – já em fase de produção – do consagrado fotógrafo paulistano Paulo Vitale, em homenagem aos mais importantes humoristas gráficos brasileiros.
“O Vitale é um daqueles ‘magos’ que transformam figuras esquisitas como nós em obra de arte”, brinca Camilo Riani, sobre os resultados impactantes das diversas imagens já registradas pelo fotógrafo em ensaios realizados com o rio-clarense e com demais artistas homenageados.
O livro deve ser lançado em 2020 e será composto integralmente por imagens em preto e branco marcadas por detalhes, nuances e texturas, técnica que consagrou o trabalho do fotógrafo e editor. Além de seu trabalho como fotojornalista, vencedor do Prêmio Abril por nove edições, Paulo Vitale é reconhecido como retratista de personalidades.
Seu último livro, ‘Feito no Brasil’, apresenta diversos profissionais brasileiros que ganharam o mundo. Um retrato de Pelé abre o livro, que traz Jô Soares, Oscar Schmidt, Almir Klink, Mário Sérgio Cortella, Washington Olivetto, Alex Atala e Caetano Veloso, entre vários outros nomes consagrados. Ex-editor de fotografia de veículos como Veja, Época e Estadão, Vitale percorreu mais de quarenta países trabalhando para grandes edições, entre coberturas de conflitos e registros de personalidades históricas, como Nelson Mandela.
Carreira
Artista visual, caricaturista, pesquisador e professor, Camilo Riani conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais nos campos das artes visuais, humor e ilustração.
Filho de Aristóteles Costa e Clotilde Riani Costa é Presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba e teve seus trabalhos publicados pelos maiores jornais e revistas do país, como Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, O Pasquim-21, Ed. Globo, entre outros. Realizou trabalhos visuais para TV no “Programa Livre” (SBT/Serginho Groisman) e “Fanzine” (TV Cultura/Marcelo Rubens Paiva), além de ilustrações para dezenas de livros, como a publicação “É mentira Chico?”, reunião dos melhores caricaturistas do país organizada por Ziraldo em homenagem a Chico Anysio.
É autor do livro ‘Tá rindo do quê?’, resultado de seu Mestrado, premiado com o Troféu HQ-Mix /Associação dos Cartunistas do Brasil/SESC. Doutor em educação/imagem, é autor da Arte-Tese ‘Caricatas: arte-rosto-humor-experiência’, novamente premiada com o Troféu HQ-MIX / 2017 como melhor Tese do país sobre o tema (Serginho Groisman, Jal & Gual, ACB, SESC), com prefácio de Luís Fernando Veríssimo.
Professor universitário nas áreas de criação e design, ilustrou a obra de Monteiro Lobato ‘Dom Quixote das Crianças’ a convite da Editora Globo. Criador da técnica ‘Cartoongrafia’ concebida na conclusão de seu Pós-Doutorado (2018), conquistou pela terceira vez o Troféu HQ Mix (2019), ao lado de Maurício de Sousa e outros grandes nomes do cartum nacional.
Fotos: Divulgação