Um dos autores de vandalismo ao Patrimônio Público acabou preso após ser flagrado por câmeras de segurança no dia 28 de abril, por volta da meia-noite. Nas imagens, o homem aparece destruindo um telefone público.
Segundo o ouvidor da Guarda Civil Municipal, Rogério Martins, o indivíduo foi detido em flagrante pela Polícia Militar, que o apresentou no Plantão, permanecendo preso por dano ao patrimônio público. O motivo do ataque foi uma briga com a namorada.
Um indivíduo também foi abordado pela Guarda Municipal suspeito por ter furtado duas torneiras automáticas do banheiro masculino do Terminal Rodoviário no dia 22 de maio, durante a madrugada. O homem voltou à rodoviária no mesmo dia, foi revistado, porém, nenhum objeto foi encontrado. As torneiras já haviam sido substituídas.
Outras ocorrências já tinham sido registradas no ano passado, como vandalismo no banheiro masculino, que precisou passar por reforma.
O local possui 20 câmeras com gravação de imagens. Guardas também fazem patrulhamento com viatura constantemente.
OUTRAS AÇÕES
Com o sistema de monitoramento, foi possível também a localização de duas pessoas que estavam desaparecidas. “Os familiares identificaram nas imagens, viram que o parente pegou ônibus com destino a São Paulo e o encontraram”, relatou o ouvidor Rogério Martins.
Um homem também teve a carteira recuperada após conferirem as imagens registradas pelas câmeras. Um senhor deixou a carteira cair e não percebeu. “No outro dia ele voltou e, com os registros, conseguimos detectar um andarilho que havia levado a carteira. Os GCMs a recuperaram com os documentos e várias folhas de cheques preenchidas, totalizando R$ 5 mil”, contou.
Os guardas também conseguiram prender um indivíduo durante furto em andamento a um dos estabelecimentos que fica no terminal. “O sistema tem nos ajudado, tem coibido a ação de delinquentes. Os danos e furtos acontecem ocasionalmente. Temos muito apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, ressaltou Rogério.
REVITALIZAÇÃO
Desde junho do ano passado são realizadas ações no terminal para atender da melhor forma os usuários. Nos últimos dias, nova sinalização; nova rampa de acesso para deficientes; pintura de área de estacionamento, que agora é numerada para servir de orientação para motoristas; nova pintura da faixa de pedestres; vaga de estacionamento para idoso, deficiente, taxista; e aumento de vagas para motos.
“Trocamos 60 luminárias com lâmpadas LED a fim de melhorar o ambiente e gerar economia de energia. Reformamos os banheiros masculino e feminino, adquirimos TVs e bebedouros”, afirmou o ouvidor, acrescentando que a revitalização interna também foi realizada com novas flores e plantas ornamentais.
O ouvidor esclarece ainda que uma empresa foi contratada no ano passado para lavar o piso do Terminal, pois havia seis anos que não era lavado. “Também revisamos todos os extintores de incêndio e sistema de combate a incêndio com visita técnica dos Bombeiros”, disse.