CENÁRIOS
Dois cenários! É o que aponta levantamento da Paraná Pesquisas sobre a disputa presidencial no primeiro turno publicada nesta quinta-feira (16) no Centenário. Em um deles, o barbudão Lula (PT) nada de braçada e aparece com 30,8% das intenções de votos. No outro, sem o pai dos pobres na disputa, ‘aquele que não falo o nome’ desponta (ainda que com quase 10% a menos que o petista). O que ressalta o que disse o jornalista gonzo Hunter S. Thompson há décadas atrás: “vivemos tempos estranhos!”
NOBODY
O candidato à reeleição ao governo de São Paulo, Márcio França (PSB), confirmou o que está no pensamento de todos: que João Dória (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) tem popularidade e que eles são como apresentadores de televisão no naipe de Luciano Huck e Faustão. Concordo com a afirmação do atual governador e até já publiquei na coluna sobre essa minha perpecepção, mas em uma eleição acredito que é melhor ter popularidade do que não ser ninguém. Vai precisar de muito esforço do Mr. Nobody para que os paulistas o vejam como luz no fim do tunel (estou até achando que tem muito túnel para pouca luz).
ROGERINHO
Advogado entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a impugnação da candidatura ‘daquele que não falo o nome’. O motivo seria que o presidenciável é réu em ações penais que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de apologia ao estupro e injuria. Um está preso e outro está sendo processado. Assim fica difícil a situação, né, Rogerinho?
EDUCAÇÃO ZERO
O vampiro Michel Temer (MDB) sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) reajustando apenas a inflação para a educação. Dá para ver que o tema não é, e nunca foi prioridade neste governo. O próximo presidente já será eleito com uma tarefa dificil: carregar no colo o Programa Educação Zero.
NÃO VAI DAR
Não está fácil para o eleitor brasileiro (eu me incluo nessa!). Geraldo Alckmin prestou depoimento na tarde de quarta-feira (15) sobre inquérito que investiga caixa 2 nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Ele é investigado pela Promotoria de Patrimônio Público e Social por supostas práticas de improbidade administrativa. As apurações apontam para o recebimento de mais de R$ 10 milhões em caixa 2 pagos pela Odebrecht. Com uma notícia dessa, fica difícil não perguntar (com todo respeito) para você, leitor: sou só eu ou você também tem a sensação de que se o mundo acabar em fezes, as fezes não vão dar para todo mundo?
CADÊ?
Na solenidade em comemoração ao aniversário de 70 anos do município de Santa Gertrudes, este colunista recebeu a informação de que faltaram autoridades estaduais. Confere, produção?
SÉRIO?
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou conta no Twitter e “deixou claro” que seu voto é em Alckmin. Sinceramente eu não sabia que, em pleno século 21, ele ainda não tinha Twitter. Essas novidades me pegam sempre de surpresa!
TEMPOS GLOBAIS
O fanfarrão Ciro Gomes (PDT) continua sua jornada. Em evento realizado pelo grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo (no qual cada candidato teria dois minutos para responder às perguntas), o coroné usou sua primeira fala para protestar: “vou protestar contra esses tempos globais. Dois minutos não dá para falar nada sério”, disse. É, Ciro, você, sua ex, a Patrícia Pillar, eu e todo mundo vivemos tempos globais. E não parece que vai mudar tão cedo!
FOR FINISH
Aqui em Rio Claro também existem muitos personagens. A fauna é rica e promete boas histórias. E eles vão aparecer por aqui na coluna, mas, por enquanto, isso é tudo, pessoal! Até a próxima!
CABRIOLAS
– Instituto DataFavari aponta que vodka de baixa qualidade e eleições são iguais. No outro dia sempre dão dor de cabeça.
– Ironia: no Brasil, quanto mais se escreve, menos se lê.
– Três em cada cinco políticos falam demais. Os outros falam de menos.
– Vodka de baixa qualidade é igual político. Até promete, mas infelizmente não cumpre.