CONCLUSÕES
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão estimou em R$ 243,1 milhões por ano o impacto orçamentário, no Executivo, do aumento salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que terá reajuste de 16,38%. Já o salário mínimo de 2018 teve aumento de 1,81%. Sem mais!
MALANDRINHOS
Estratégia conhecida a do Partido dos Trabalhadores (PT), caso a candidatura de Luis Inácio Lula da Silva seja impugnada. Seu vice, Fernando Haddad, segue em campanha com a presidenciável desistente do PCdoB, Manuela d’Ávila. Mesmo com período eleitoral menor, caso a justiça impeça o barbudão de participar do pleito, seu vice pode ser o nome para a presidência até 20 dias antes das eleições. Com isso, a comunista fica na retaguarda e assume como vice. Os fins justificando os meios. Tudo pelo projeto, eles diriam. Disse estratégia conhecida, pois já foi usada em Rio Claro, quando Cláudio Di Mauro foi impedido de disputar a eleição para prefeito e alçou sua esposa como candidata, aos 45 do segundo. No caso da nossa city, a estratégia não colou. Nas mesma ocaisão, Nevoeiro Jr. também teve candidatura impugnada, mas não apresentou nenhum candidato em seu lugar. Enfim, agora é esperar e ver o ‘Grand Cirque du Brésil’.
TEMPOS ESTRANHOS
Haddad não descartou a possibilidade de aliança entre PT e PSDB contra aquele que não falo o nome em um possível segundo turno. A declaração do petista foi dada em evento de um banco em São Paulo. Ainda que já tenham acontecido alianças anteriores entre os partidos rivais, nunca antes na história deste país as siglas se apoiaram na eleição presidencial. Prova de que não se trata de um projeto de Estado, mas de um programa de poder. Vale tudo para a permanência no poder (O MDB, mais do que nenhum outro, sabe bem do que estou falando). Definitivamente vivemos tempos estranhos!
BOM COMPANHEIRO
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) segue com aquele seu jeitão coroné meio conservador, meio progressista. À frente de Alckimin no levantamento da Paraná Pesquisas publicado no Centenário, o fanfarrão pode ser uma grande surpresa nas eleições. Ele faz o tipo amigão da geral e inimigo das injustiças. Coisas extremamente valorizadas nestes tempos estranhos. Os ressentidos do PT, ao menos da minha roda de amigos e da timeline do meu Facebook, estão todos migrando seus votos para esse cabra aí! Será que vinga ou é um natimorto?
MOROSIDADE
Marina Silva (Rede) vem com aquela morosidade bastante peculiar. Mesmo à frente do coroné Antônio Bento na pesquisa, tem aquele carisma negativo. Luta pelo meio ambiente, uma causa que a população não está nem aí (mas que é de extrema importância e deve ser sempre discutida), e teve umas ligações estranhas em sua carreira política. É, meus amigos, as opções não são as melhores. Torcendo para os ratos não abandonarem o navio. Se não ferrou!
SHOWMAN
Na visita de João Dória (PSDB), candidato ao governo do Estado a Rio Claro, o showman falou o que o rio-clarense queria ouvir: asfaltamento de vicinais, construção da Fatec, entre outros temas. Leu bem a cartilha de Aldo Demarchi (Democratas) para tentar angariar votos. Seu discurso no encontro com Dória, no Plaza Hotel, reiterou sua destreza de front man. Como num show de banda de rock, o candidato incendiou os correligionários. Mas é sempre bom lembrar que o empresário desafinou bastante à frente da prefeitura de São Paulo. Sem contar que o business man promete continuar o que Alckmin fez pelo Estado. O que já dá pistas para escolher o candidato.
CADÊ
Quem não vi dando as caras em Rio Claro é o candidato Paulo Skaf (MDB). Aliás, tenho visto pouco de seu programa de governo. Mas as pesquisas estão apontando empate entre, o emedebista e Dória. Será que permanece como está ou alguma novidade acontece? O desconhecido pode trazer o que todos estão clamando: esperança? E é sempre bom lembrar que, em 2002, a esperança venceu o medo.
CABRIOLAS
-TOX: Desconfie sempre de toda e qualquer forma de autoridade.
– Filosofia: Queria tanto um pedaço do bolo que nem se deu conta que perdia a festa inteira.
– Em virtude do comportamento humano, quando alguém pronuncia a palavra ‘cidadão’ com certeza se refere a uma grande metrópole do país.
– A política só faz bem ao político.