FRONT
“Disseram que ele não vinha, olha ele aí”. Grande música do Jorge Ben, que eu nunca sei se tem Jor, reforça que estou de volta no jogo! Período de eleições demanda esforço. O primeiro deles, é aguentar as milhões de abobrinhas que preciso ouvir. Sem contar que tenho que acompanhar a intolerância de amigos e conhecidos sobre o tema, o que, invariavelmente, desgasta. Mas sigo firme e forte. Acreditando sempre no jornalismo opinativo como ferramenta de transformação social. Pelo menos enquanto ainda for possível fazer jornalismo e opinar neste país. Até lá, estou de volta ao front, como já escreveu o dramaturgo espanhol Fernando Arrabal.
THANKS
Quero aproveitar o espaço desta coluna e mandar um abraço e um agradecimento para um mito (este sim) da comunicação rio-clarense: Jorge Neves. É uma honra um radialista deste calibre acompanhar este pequeno espaço de ideias. Firme e forte, guerreiro de fé!
SUPREME VICTORY
Mr. Pereirinha (PTB) deu um Kamehameha na muchacha Carol Gomes (PSDB) na última sessão da Câmara. A tucana defendia a volta do comando da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade para o município (que tem gestão do Estado), quando o petebista desferiu o golpe: “Carol foi sábia em sua fala. É o PSDB. Ele falha em tudo. É o PSDB que está no governo há mais de 20 anos”, criticou. Claro que a jovem girl retrucou: “antes o senhor fazia parte e não reclamava. Aliás, o senhor é vereador há muitos anos e Rio Claro está defasado há muito tempo”. Genki Dama wins!
DEMOCRACIA
O tira Seron do Proerd (Democratas) manteve sua posição na Moção de Repúdio contra a Apeoesp. “A Moção de Repúdio continua. Foi colocada em pauta e é pela motivação de ter colocado sem antes conhecer o trabalho do Proerd”, disse o democrata. É, vereador, democracia é isso! Direito de discutir o assunto ainda pode no país (ainda!). Da mesma forma que o senhor se manifestou contrário. E assim caminha a humanidade!
SHOW DE BOLA
Projeto interessante que foi aprovado em primeira discussão pretende criar o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores (Pampa). De autoria do progressista Julinho Lopes, o programa quer aumentar a vida útil do aterro sanitário. “Vai gerar renda para o município e aumentar a vida útil do aterro”, disse.
SEM VIOLÊNCIA
Neste sábado (29), duas manifestações devem acontecer em Rio Claro. Uma contra aquele que não falo o nome, marcada para às 10 horas, no Jardim Público; e outra a favor do dito cujo, que vai acontecer no Aeroclube, às 14 horas. Torcendo para a tolerância e o respeito serem o tom de ambas as manifestações. Se é para mostrar força, o ideal é cada lado reunir seus correligionários e mostrar o número de pessoas envolvidas. Sem violência, please. Como disse antes, democracia é isso! Quero lembrar ainda uma frase de Jesus para ilustrar minha argumentação: “amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei”.
RESPEITO
Quero destacar a coluna Tempestade de Amianto, de Odair Favari, publicada nas páginas do Centenário que, com inteligência e tolerância, tem contribuído para um debate saudável acerca do cenário político nacional.
ANÁLISE
A polarização política que estamos acompanhando não tem nada a ver com a direita e a esquerda. Em primeiro lugar, estes termos estão obsoletos e sequer existem estas correntes no Brasil. A discussão se dá em níveis morais e éticos. É sempre importante avaliar com cautela as opções e pensar no todo. E não apenas em si mesmo. O que está em pauta não é qual candidato ganha, mas sim se a população vai ser beneficiada com a escolha!
CABRIOLAS
– Na política, quem sabe esconde e, quem não sabe, se esconde.
– Pérolas de um pensador: A violência é um instrumento de controle social.
– Nas eleições, percebo que tem gente que passa vergonha. E tem gente que nem isso tem.
-Campanha: Vá ao cinema, mas não me chame!