Manual do Intelectual
Nesta edição, a Favari University apresenta aos leitores do Centenário mais um capítulo do livro Manual dos Manuais, que tem como objetivo analisar os mais diferentes ‘tipinhos’ brasileiros. Saiba como ser ou identificar um intelectual tupiniquim em 13 passos!
1 – Citar em uma conversa casual no mínimo três autores cânones da literatura mundial.
2 – Ter folheado pelo menos duas vezes Os Lusíadas (sem rodapés explicativos).
3 – Ser apaixonado pela poesia no Romantismo brasileiro.
4 – Defender que Glauber Rocha é a transubstanciação do cinema brasileiro.
5 – Incentivar, realizar e assistir toda a produção de documentários nacionais e internacionais.
6 – Ouvir Carmina Burana, Vila Lobos, Chico Buarque e John Cage.
7 – Detestar as novelas globais.
8 – Criar uma tese para o doutorado visando sua publicação em livro (através de leis de incentivo federal).
9 – Ter estudado na PUC, USP, UFSCAR, UFRJ ou FAAP.
10 – Falar fluentemente pelo menos um idioma fora a língua materna.
11 – Provar por A + B que letra de música não é poesia.
12 – Ser adepto das ideologias de esquerda.
13 – Entrar para o funcionalismo público.
OBS: (Os dicionários da língua portuguesa, de sinônimos, de mitologia e de termos literários são indispensáveis no acervo pessoal do Intelectual. Bem como livros de RPG e todos do Alan Moore.)
PATINANDO
O ex-prefeito Nevoeiro Junior, o Nevo, publicou no início da semana nas redes sociais uma imagem que mostra a candidata a vice-presidência da República, Manuela d’Ávila (PCdoB) – que disputa o cargo máximo do país ao lado do tree man Haddad (PT) -, com tatuagens de Lenin e Che Guevara. O que chamou a atenção é uma figura do calibre do sociólogo Nevo ter embarcado em uma furada, já que a esquerdogirl não possui as figuras desenhadas no corpo. Depois de um comentário do presidente da sigla em Rio Claro, Luiz Curinga, a imagem foi apagada. É certo o posicionamento do ex-prefeito em relação à candidatura petista, mas eu quero acreditar naquele Nevo de 2006, que me disse em entrevista ao extinto jornal O Beta: “a democracia é igual tomar sopa de garfo. Lenta, mas necessária”. É isso! O bom é que ele reavaliou a situação e apagou a postagem. De qualquer modo, sigo esperando o convite para o vinho!
SERÁ QUE PEGA?
Ventila-se no meio político rio-clarense que o ex-vereador Valdir Andreeta almeja disputar como candidato a prefeito nas próximas eleições. Se ele sair mesmo, vai ter apoio de muito eleitor nos bairros da city, que não estão percebendo a devolução de bons serviços públicos pela administração atual. Liderança ele tem. E voto?
RACHA
O prefeito Juninho My Doctor (Democratas) parece que não está nos seus melhores dias na Câmara. A última sessão foi marcada por muita indignação da base aliada. Se nada for feito muito em breve, estaremos diante de um grande racha!
VISH
Estou de olho em quem critica programa social, condena corrupção e defende a moralidade se beneficiando dos tais programas, aceitando troco a mais na padaria e incitando a violência. É sempre bom lembrar!
ESPERANÇA
Continuo na crença de um país mais justo, coerente e tolerante para os meus filhos!
CABRIOLAS
DICIONÁRIO FAVARAISS
– Argentina: Maradona.
– Assar: expressão usada para designar o que vai acontecer com a batata.
– De todas as palavras que digo e escrevo, sei de tudo. O resto, eu não sei de mais nada.
– Farsas de um falsário: o crime e o casamento não compensam.