MANUAL DO REVOLUCIONÁRIO TUPINIQUIM
A Favari University, orgulhosamente apresenta aos leitores do Centenário, um valoroso capítulo do livro “O Manual dos Manuais”, que tem como objetivo catalogar os diversos ‘tipinhos’ brasileiros. Nesta edição, você vai poder seguir à risca os 13 passos para se tornar ou identificar um verdadeiro revolucionário tupiniquim.
1 – Ter publicado um zine foto-copiado.
2 – Preferir morrer em pé que viver ajoelhado.
3 – Simpatizar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
4 – Não tomar Coca-Cola e fazer campanha contra o Mc Donalds.
5 – Ter, no mínimo, três camisetas do Che Guevara no guarda-roupas.
6 – Filiar-se ao partidão.
7 – Crer que uma das únicas salvações para o Brasil seja a reforma agrária.
8 – Participar de três reuniões por dia: manhã, tarde e noite. A primeira reunião decidirá sobre a segunda, que decidirá sobre a terceira, que não decidirá absolutamente nada.
9 – Acordar estudando o Manifesto Comunista, almoçar assistindo Viva Zapata!, e dormir lendo Gabeira.
10 – Defender as periferias acima de tudo e todas as “culturas” do Brasil.
11 – Ter estudado na USP, Ufscar, UFRJ ou no Senai.
12 – Admitir que foi adepto da revolução armada, mas que atualmente é inviável.
13 – Entrar para a carreira política.
TENDÊNCIA
Aquele que não falo o nome, teve crescimento pouco expressivo na pesquisa eleitoral feita depois da facada. Os correligionários acreditavam que a exposição do ataque na mídia mudaria o cenário e poderia levar o postulante à vitória no primeiro turno. No entanto, o que ficou claro na análise dos números é a tendência do eleitorado em optar por candidatos alinhados a ideologias de direita. Se somar a pontuação dos postulantes divididos em esquerda e direita, os percentuais se equiparam. É um recorte do Brasil polarizado. Aquele Fla x Flu que não se via há muito tempo.
INSEGURANÇA
O barbudão Lula teve seu pedido para votar nas eleições deste ano negado pelo TRE. Uma prova da judicialização do país, apontada em matéria veiculada no Diário do Rio Claro na edição dessa quinta-feira (13). Pela Constituição Federal, presos que não tiveram condenação criminal transitada em julgada podem gozar dos direitos políticos. Decisão do TRE é mais uma prova de que o país não está dando a mínima para a Constituição e está sendo levado à bancarrota. Em breve, no ritmo que estão as coisas, com o próprio judiciário infringindo leis, será formada uma legião de justiceiros e vigilantes no país e retornaremos ao período dos capitães do mato! Deus queira que eu esteja errado!
REGALIAS
O colega de trabalho, Eduardo Sócrates, na coluna Conta Gotas, comentou sobre o volume de candidatos a deputado federal que apresentam como propostas o corte de regalias dos políticos. O colunista descreve que já está escaldado com essas promessas e que espera para ver. Eu também, meu amigo! Mas acredito que é mais fácil o Stevie Wonder voltar a enxergar do que presenciarmos essas promessas!
TIPOS
E o Cirão coroné fanfarrão? Continua com suas intervenções clássicas. Bonachão, dono do mundo e da verdade, segue daquele jeitão goiano. Ops, cearense nascido em Pindamonhangaba. Só perde para o carioquês fajuto daquele que não falo o nome, que é nascido numa cidadela de São Paulo e foi registrado em Campinas. São Paulo produz cada coisa, viu! Taí o Alckmin que não me deixa mentir. Aliás, o tucano é uma versão brasileira do Waylon Smithers, dos Simpsons. Confere no Google aí!
CABRIOLAS
– De cada seis brasileiros, dois estão de brincadeira, dois estão a serviço e os outros dois não sabem onde estão.
– As aparências enganam. Bom para os feios.
– O político eleito é como o asfalto. Bom só nos primeiros seis meses.
– Separação é aquele momento do casamento no qual você finge que não quer e o parceiro finge que acredita.