HOMENAGENS
Clima amistoso na sessão da Câmara dessa semana. Motivo foi a Moção de Aplauso feita ao meu amigo jornalista social Fernando Brunini (abraços Brunini, você merece!), com quem tive o privilégio de trabalhar, e também às entregas das medalhas de Honra ao Mérito e de Produtor Rural do Ano.
DEDO NA FERIDA
Mas teve cobrança sim! O vereador Rafael Andreeta (PTB), da base aliada do prefeito Juninho da Padaria (Democratas) destacou a ineficiência na resposta das secretarias ao legislativo. “Estamos falando de secretarias que não atendem o telefonema de vereador. Imagina da população”, argumentou o parlamentar.
VAGAS PARA TODOS
E foi só Val Demarchi (Democratas) lançar a bola, quando apresentou requerimento pela criação de duas vagas de estacionamento de curta duração, em frente a agência dos Correios da Rua 1, que a jovem Carol Gomes (PSDB) deu de voleio: “Enviei um requerimento sobre outra vaga de curta duração e até hoje não recebi resposta”.
E não parou por ai! Ney Paiva (Democratas) foi enfático: “Temos que acabar com a onda de estacionamento para tudo quanto é lado cobrando o que eles querem”.
PRÉDIO
Maria do Carmo Guilherme (MDB) apresentou requerimento solicitando que a Fundação Municipal de Saúde esclareça sobre imóvel alugado para o setor (nós da imprensa queremos ter acesso aos esclarecimentos hein, vereadora).
Já Carol Gomes frisou: “Porque alugar um prédio se já existia um espaço anterior? Estamos em uma fase de contenção de gastos e estamos gastando dinheiro com questões triviais”.
Paulo Guedes (PSDB), na sequência, solicitou à Mesa diretora que convidasse o secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o aluguel do prédio na Casa de Leis. Está certo!
Já que até agora ninguém conseguiu entender a “matemática” de que saindo de um prédio próprio para outro alugado seria uma economia aos cofres públicos.
SALVA DE PALMAS
Para os vereadores! Já que na última sessão ouviram atentamente a explanação na Tribuna Livre do representante da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem, Carlos Roberto Pereira da Silva, que cobrou a atuação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.
Este tema, aliás, de grande importância para a sociedade e que por vezes é varrido para debaixo do tapete. Ou convertido em discursos intolerantes.
É só olhar na matéria da página 3 desta edição! Violência está atrelada aos indicadores socioeconômicos e não se resolve na bala. E não sou eu quem diz isso, mas especialistas em segurança no mundo todo.
E são muitos exemplos com bons resultados que podem ser seguidos. Basta dar uma googlada! Serve aos parlamentares e também ao executivo!
AULA
Adriano La Torre (Progressistas) solicitou a colocação de raspa asfáltica na Estrada do Alonso no Distrito de Ajapi, por se tratar de um trecho por onde circulam muitos trabalhadores devido a uma agropecuária no local.
De acordo com o vereador, é a terceira vez que pede ao executivo o serviço para aquela região. “Gostaria que o prefeito e o secretário fossem ver o estado da estrada”, intimou.
É, parece que está acontecendo uma falha terrível na comunicação (E quem sente é a sociedade, viu Juninho!). Julinho Lopes, colega de partido de La Torre, fez uma observação: “Temos que cobrar da secretaria de Obras é o cascalhamento, mas tem que ser realizado o agulhamento. A raspa é uma paliativo, que precisa de manutenção.
Em vez de gastar dinheiro com isso, vamos fazer um serviço bem feito”, disse Lopes. Já fica a dica para a secretaria de Obras de como o serviço tem que ser feito, caso o requerimento não chegue até eles.
TOK
Estamos de olho!
CABRIOLAS
– Filosofia de Boteco: O sujeito costuma ter valores até acertar o preço.
– O problema de ser do contra é que, em algum momento, o sujeito fica a favor.
– Quatro a cada cinco eleitores não sabe o que é democracia. O outro o que é o voto.
– Malandro mesmo é o cavalo marinho, que se finge de peixe para não ter que trabalhar.
MUITA GENTE ACHA GRAÇA DE NÓS! MAS NÓS TAMBÉM ACHAMOS GRAÇA DE MUITA GENTE!
Por Lourenço Favari