A Câmara Municipal de Rio Claro rejeitou a abertura de Comissão Processante contra o vereador Dalberto Christofoletti. O pedido foi feito pelo munícipe Mário Luis Rubini por meio de requerimento protocolado no último dia 21. A solicitação foi recusada pela procuradoria jurídica do Legislativo, cujo parecer foi lido na sessão ordinária desta segunda-feira (24).
“Verificando a denúncia apresentada, restou constatado que a mesma não cumpriu os requisitos do artigo 5, inciso 1, e artigo 7 do Decreto de Lei Federal nº 201/67. Uma vez que não foi feita exposição dos fatos indicando qual a irregularidade ou infração praticada pelo vereador durante seu mandato parlamentar. Nem mesmo apresentou a indicação das respectivas provas ficando, dessa forma, recusada de pronto a denúncia conforme parecer jurídico da procuradoria”, diz o texto do parecer.
Velo Clube
A ordem do dia tinha apenas um projeto inscrito. Trata-se de projeto de decreto legislativo que concede título de cidadão rio-clarense ao grão-mestre Edilson José de Moraes. A homenagem é de autoria dos vereadores Paulo Guedes (PP) e José Pereira dos Santos (PSD). O projeto foi aprovado por 18 votos favoráveis.
Sem mais projetos, os vereadores discutiram vários assuntos no decorrer da sessão. Cumprimentos foram destinados ao Velo Clube pela manutenção do clube na elite do futebol paulista, a Série A1 do Campeonato Paulista.
“Parabenizo a diretoria do clube, jogadores e o técnico Guilherme Alves pela conquista”, declarou o vereador Adriano La Torre (PP). “É motivo de muito orgulho para Rio Claro”, acrescentou Val Demarchi (PL).
O vereador Serginho Carnevale (PSD) destacou a importância da conquista do Velo, que subiu para a Série A1 no ano passado após 45 anos. No entanto, ele criticou o aumento do preço dos ingressos que onera a torcida, que deve ser ouvida.
“O Velo está na primeira divisão também por causa de sua torcida que não abandonou o time quando estava abaixo nas séries A2 e A3. Na hora do filé mignon a torcida teve dificuldade em acompanhar os jogos devido ao alto valor dos ingressos”, pontuou.
Obras
Outro assunto muito comentado fora as obras inacabadas ou mal realizadas na cidade. O pastor Diego Gonzalez cobrou a realização do recapeamento prometido no bairro Bom Retiro que está esburacado causando transtornos aos moradores. A solicitação teve o apoio do vereador Rafael Andreeta (Republicanos) que também reivindicou a finalização do recape no bairro Novo Wenzel, Jardim Maria Cristina, Chácara Lusa e distrito de Assistência.
“Falta pouco, são as famosas pontas de ruas, a prefeitura fez empréstimo para fazer e ainda não finalizou”, disse o parlamentar destacando ainda a situação do asfalto na Avenida Tancredo Neves. “Nem quatro meses de entrega da obra e já estourou tudo. Denunciamos ao Ministério Público para exigir que a empresa refaça o serviço que deve estar na garantia”.
Audiência publica
A Câmara Municipal realiza audiência pública de prestação de contas do Executivo referente ao terceiro quadrimestre de 2024. Val Demarchi e Adriano La Torre frisaram a importância da participação dos secretários titulares das pastas na reunião. Convite foi feito para a população participar da audiência marcada para as 14 horas desta terça. A Fundação Municipal de Saúde realiza prestação de contas às 19h30.
O presidente da Câmara, José Pereira, também convocou sessão extraordinária para quinta-feira (27) para votação de projetos que deram entrada na sessão de ontem.


Por Ednéia Silva / Foto: Emerson Augusto/Câmara Municipal