A primeira sessão camarária de 2021 está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, quando a Mesa Diretora do biênio 2021-2022 preside pela primeira vez uma sessão. A mesa é composta pelos vereadores José Pereira dos Santos (PSD), na presidência; Hernani Leonhardt (MDB, na vice-presidência; e Adriano La Torre (PP) e Julinho Lopes (PP), como Primeiro e Segundo secretários, respectivamente.
Ao Diário do Rio Claro, José Pereira, o Pereirinha, disse que a expectativa é grande para assumir a presidência, e que vem contando com o apoio dos companheiros da Casa da Leis. “Estamos todos empenhados para um bom debate na política, independentemente de partidos, estão todos empenhados”, destacou.
Sobre o início dos trabalhos, lembrou que a primeira ação será a votação das comissões. “São oito Comissões Permanentes e cada uma conta com três componentes, presidente, relator e membro”, destaca.
Além disso, a Câmara tem projetos importantes que devem ser avaliados ao longo do ano. Um deles é sobre o Plano Diretor. Segundo Pereira, este é um dos temas mais relevantes, pois dispõe sobre o crescimento e desenvolvimento do município. “O Plano Diretor precisa ser visto para que possamos trazer mais investimentos para a cidades”, aponta, lembrando que mais do que a cidade precisa de investimentos, para poder enfrentar os problemas trazidos pela pandemia. Pereira também esboçou felicidade em poder estar presente ao momento da primeira vacinação. “Estamos todos aguardando ansiosos pelo momento da vacinação é a maneira de solucionar e trazer alento a todos”, reforça.
Outro assunto polêmico é sobre a Reforma Administrativa, tema que o Diário do Rio Claro trouxe em sua última edição de domingo (17). O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) disse que uma das metas é aprovar o novo projeto ainda este ano, para que passe a vigorar em 2022. Segundo Pereira, os vereadores estão dispostos a analisar o projeto assim que der entrada na Casa. “A Reforma é necessária, fica difícil ter uma estrutura na Prefeitura sem os cargos de comando. Assim que o prefeito der entrada no projeto vamos avaliar e pensar no que é melhor para a cidade”, diz.
Segundo Pereira, outro assunto que vem sendo discutido entre os vereadores antes do início dos trabalhos é um projeto de empréstimo para a pavimentação asfáltica em todo o município, recapeando a cidade e asfaltando bairros que ainda não contam com essa estrutura.
MESA DIRETORA
A Mesa Diretora é o órgão diretivo da Câmara, com atribuições administrativas e executivas, sendo composta pelos seguintes membros: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário.
O Presidente é o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas das atividades internas. Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente, dentro ou fora do Plenário, em suas ausências, impedimentos, licenças e vacância, ficando investido na plenitude das funções a ele conferidas por este Regimento; entre outras atribuições.
Compete ao Primeiro Secretário constatar a presença dos Vereadores ao se abrir a reunião; fazer a chamada dos Vereadores, nas ocasiões determinadas pelo Presidente; ler a matéria do expediente, bem como as proposições e demais papéis que devam ser do conhecimento do Plenário; assinar, com o Presidente e o Segundo Secretário, os atos da Mesa Diretora, os autógrafos e as leis, objeto de rejeição de veto, destinados à sanção; entre outros.
Compete ao Segundo Secretário assinar, juntamente com o Presidente e o Primeiro Secretário, os atos da Mesa, as leis objeto de rejeição de veto, atas das reuniões e os autógrafos destinados à sanção; substituir o Primeiro Secretário nas suas ausências, licenças e impedimentos; entre outros. A composição da Mesa Diretora está prevista no Art. 11 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Rio Claro.
Por Vivian Guilherme / Fotos: Diário do Rio Claro