Na manhã desta segunda-feira (17), o vereador Geraldo Voluntário (MDB), juntamente com o presidente da Câmara Municipal José Pereira dos Santos (PSD), a oficial administrativo Déborah Pereira e a assessora municipal dos Direitos dos Idosos, Josicleide Sobreira realizaram uma reunião que definiu o retorno das atividades do Parlamento Municipal do Idoso.
O Parlamento do Idoso é um programa da Câmara Municipal de Rio Claro instituído pela Lei nº 4.428/2012 de autoria das ex-vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli Bernardinelli. O parlamento tem o objetivo promover aos representantes dos grupos de terceira idade o conhecimento e a vivencia do processo parlamentar do município.
De acordo com a legislação, a composição do parlamento municipal do Idoso será igual ao número de cadeiras do Legislativo, portanto 19 titulares e 19 suplentes e a idade mínima para participação é de 60 anos.
Geraldo Voluntário, que será coordenador do Parlamento do Idoso, destaca a importância do retorno das atividades que nos últimos anos foram suspensas pela pandemia de Covid-19. “Rio Claro tem a tradição de realizar o parlamento. Por meio deste espaço democrático, representantes dos grupos de terceira idade têm a vivência do Legislativo e também a oportunidade de contribuírem para melhorias ao município”, disse o vereador.
A próxima etapa será a abertura das inscrições aos grupos de terceira e sorteio dos idosos que farão parte do parlamento. “A retomada do Parlamento do Idoso retrata a forma democrática e participativa como a atual mesa diretora conduz a gestão da Câmara”, comentou o presidente José Pereira.
Foto: Divulgação